AVANCA | CINEMA 2021

AVANCA | CINEMA 2021

AVANCA | CINEMA 2021

N.º 12 (2021)

Revista online com 149 comunicações e livro impresso com 1190 páginas com um total de 150 comunicações (ISSN: 2184-0520) de vários autores de diversos pontos do mundo, que refletem a Conferência Internacional AVANCA | CINEMA 2021 e reúnem comunicações científicas à volta do cinema.

Publicado em October 25, 2021

Capítulo I _ Cinema – Arte

Pilar Pérez, Selma Pereira, Adérito Fernandes-Marcos
29-40
A performance académica como ritual de criação e ativismo na era pós-digital
PDF HTML
Manuel João de Carvalho Coutinho
41-47
Adapting Hunter S. Thompson’s Writing to Cinema: Despicable Characters and (apparent) Lack of Purpose
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
María Vanesa Román Jaime
48-55
Animation as a globalizing agent
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Sónia Carvalho, Paulo Bernardino Bastos
56-65
“Arquétipo(grafia) obscura do feminino”, 2020. Performance instalativa multimedia com a colaboração da artista/performer Sol Casal (Br) e a participação da Cantadeira Sara Grenha, na Galeria Ana Lama, (25/10/2020), Lisboa
PDF HTML
Manuel Rodríguez Vargas
66-75
La Historia del Arte y las Series de TV
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Yudan Wang, Xiao Ling Shao
76-84
Aural and Visual Imagery in the Multimedia Music Performance
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Pavel Prokopic
85-91
Chance Semiotics: The Value and Application of Contingency in Cinema Art Practice
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Miguel Ángel Rivas Romero
92-100
Cinema and its relationship with merchandising at the beginning of the 21st century
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Cláudia Marisa
101-107
Dancing Lady: Serei uma Estrela
PDF HTML
Cheong Kin Man, Yipei Lee
108-114
Decentralizing art making: Commentaries on curating online artist residency “Flaneur in the Insular Cities”
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Rita Vilhena
115-122
Emancipação no processo criativo autobiográfico
PDF HTML
J. Oriol Lopez-Plana
123-128
EU Horizon 2020 programme: promoting user centric co-creative projects
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Marta Contreras-Pérez
129-133
Female Portrait of Exile and Identity construction: A Case Study of Marjane Satrapi’s Persepolis
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
134-138
Ian (2018): uma curta-metragem em que cidadania e responsabilidade ética e moral são explicadas aos mais jovens por meio do forte impacto das imagens e dos sons propostos
PDF HTML
Hugo Canossa, Rosimária Rocha
139-146
Imagem e memória – uma reflexão sobre processo criativo na memória de curto prazo
PDF HTML
Daniel Augusto de Matos Assunção
147-155
Imagens do trabalho doméstico no cinema brasileiro: um inventário de ficções entre 1958-2019
PDF HTML
Silvane Maltaca, Sandra Fischer
156-165
Inspirar, criar e compartilhar: convergências do processo de criação em Agnès Varda
PDF HTML
André Francisco
166-173
A paisagem enquanto elemento narrativo em Liverpool (2008) de Lisandro Alonso
PDF HTML
Antoine Boilleau
174-181
Lens revealing power in Antonioni’s Blow-Up
PDF (Francês) HTML (Francês)
Olga María Rodríguez Bolufé, Yalicel Gabeira Londres
182-189
Let the stones speak. Havana’s urban ruins in the eyes of Cuban visual artists and filmmakers
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Elisenda Díaz Garcés
190-196
Manon de Boer looks at the arts: The performative body through repetition
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Alex Beigui, Thales Lopes
197-203
Metodologias da audiodescrição na recepção de filmes por pessoas com deficiência visual: um estudo de caso
PDF HTML
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
204-211
“O Crime do Padre Amaro”: o drama que se descobre nas narrativas de Eça de Queiroz (1875), Carlos Coelho da Silva (2005) e Paula Rego (1997-1999)
PDF HTML
Fernanda Nardy Bellicieri, Andrea Modugno, Massimo Pini, Claudio Garofalo, Hania Cecília Pilan
212-220
PJ Allsteam e o processo de transculturalização criativa
PDF HTML
Juan Carlos Robles Florido
221-227
Prelude: The sleeping song of the Gran Teatro Cervantes de Tangier
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Angelita Bogado, Lina Cirino
228-232
Recôncavo da Bahia, o cinema em ponto de ebulição.
PDF HTML
Hugo Paquete, Adérito Fernandes-Marcos, Paulo Bernardino Bastos
233-242
Relações entre o pós-digital e o complexo industrial do capitalismo: reformulações sobre a tecnologia como ideologia e lixo digital na arte
PDF HTML
Luís Santo Vaz
243-251
Escrita de Argumentos e Teatro Pós-dramático – Contradições e Oportunidades
PDF HTML
Nuno Sousa, Sérgio Eliseu
252-258
Animação artística estilizada para Realidade Virtual - limites entre o virtual e o físico
PDF HTML
Ana Císcar Cebriá
259-264
The act of seeing with no eyes: a videographic project about visuality as an instrument of power
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Marcos Jiménez González
265-271
The aesthetic fascination of the negative character. From expressionist monsters to Breaking Bad
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Fabiana de Barros Monteiro Soares, Thelma Panerai Alves
272-277
The Artist and the Art in ‘O Guarani’, by José de Alencar, an adaptation by Pedro Pernambuco
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Alexandra Tomás, Paulo Bernardino Bastos
278-285
A aura da performance na condição cinematográfica
PDF HTML
Pollyanna Rosa Ribeiro, Luciana Alves Rodrigues
286-292
Os elementos da narrativa fílmica “A menina que roubava livros” (2013)
PDF HTML
Chan Ka Lok Sobel
293-297
The limitless Possibility of Combination: Filmic Lego Poetics of Storytelling and Structure in Global Film Scriptwriting and Duration
PDF (Inglês) PDF (Inglês)
Matías López Iglesias
298-303
The main character of Ibero-American cinema in the hypermodern model
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Patricia Perez de Moraes Nepomuceno, Mauricio Silva Gino
304-309
A folia dos Mascarados: uma reflexão sobre cultura e imagem nas metáforas visuais presentes na animação O Menino e o Mundo
PDF HTML
Orlando José Dantas Lopes, Paulo Fernando de Almeida Souza
310-315
A reunião: um diálogo entre a arte e o design para gestão e criação de um produto audiovisual em meio a pandemia de COVID-19 Orlando José Dantas Lopes
PDF HTML
Tatiane De Oliveira Elias
316-326
O poder da videoarte e do cinema negros na arte contemporânea
PDF HTML
Yi Chen
327-334
The Refrains of Memory: Bi Gan’s Long Day’s Journey into Night
PDF (Francês) HTML (Francês)
Patricia Perez de Moraes Nepomuceno, Mauricio Silva Gino
335-340
A relação entre imagem e som na construção do espaço sonoro da animação O menino e o mundo
PDF HTML
Juan Manuel Ruiz Prieto
341-348
Time Travel, Audiovisual Narratives and TV Fiction: The Bootstrap Paradox in BBC’s Doctor Who
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Monica Rodrigues Klemz, Doris Kosminsky, Elianne Ivo Barroso
349-356
Cartografias violadas. Representações estéticas e políticas na construção do Museu de um Mundo Estilhaçado
PDF HTML
Edmilson Forte Miranda Júnior
357-364
O que você quer ser quando crescer: Afrofuturismo no curta-metragem Bluesman
PDF HTML

Capítulo II _ Cinema - Cinema

Ersan Ocak
366-370
A Critical Inquiry on Data Visualization Based Interactive Documentary: “The Fallen of World War II” as an example
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Hossein Mashali, Leila Montazeri
371-376
A Study of Sound Aesthetics in Screenplays of Asghar Farhadi Based on Michel Chion’s Theories
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Cheong Kin Man
377-381
Advocating world cinema’s multipolorization
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Abbas mohammadi
382-387
Aesthetics of camera movement in Afghan cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Abbas mohammadi
388-393
Aesthetics of Symbolism and Semiotics in Afghan Cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Mattia Ronconi, Jorge Brandão Pereira, Paula Tavares
394-406
Animação como Estratégia Documental do Graffiti Writing. Representação e Reconstrução de Memorias
PDF HTML
José Duarte
407-412
Arquivo e Paisagem: Sobre Cinema e Espanto
PDF HTML
Marcela Andrea Negro
413-419
Biopic: the incorporation of the author’s work as a narrative resource
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Bárbara Caffarel- Rodríguez
420-425
Broadway representation through the cinema: Stage door (1932) and Birdman (or the Unexpected Virtue of Ignorance) (2014)
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Martina Forconi Baraldi
426-433
Chet Baker, from the stage to the big screen. Comparative analysis of the documentary films Let’s Get Lost (1988) and Born to be Blue (2015)
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Rui Manuel Martins de Sousa Torres
434-443
Cinema como Potência na Política Externa de Portugal
PDF HTML
Fernanda Aguiar Carneiro Martins
444-452
Sinfonias Urbanas: Utopia e Semiose Documentária
PDF HTML
Rubén Marín Ramos
453-459
Confined Cinema. The spatial limitation in non-fiction cinema
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Isabel Orestes Silveira, Cleusa Kazue Sakamoto
460-467
Processos de construção e desconstrução no filme ‘The Wall’ (1982) - Análise interpretativa nas perspectivas Semiótica e Psicanalítica
PDF HTML
Mariana Lemos Schwartz
468-475
Pontos de convergência entre os filmes No Mesmo Tom e Sing Street e a British New Wave
PDF HTML
Manoela Veloso Passos, Maria Beatriz Colucci
476-482
Análise crítica de experiência com cineclube com estudantes de 7 a 10 anos
PDF HTML
José Januário Guedes Pires
483-496
Dictator, o que dita – entre a ideologia do pensamento único e a diversidade da falha. De Marcel Duchamp a Samuel Beckett, passando por Charlie Chaplin e Buster Keaton
PDF HTML
Francisco-Julián Martínez-Cano
497-501
Digital innovations in cinematographic practice at the early 21st century: the case of The Mandalorian
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
M. Ángeles López Izquierdo
502-506
Experimental Animated Engraving: Technical Creation and Aesthetic Simulation
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Arthur Felipe de Oliveira Fiel, Patrícia Cardoso D’Abreu
507-514
Animação experimental e conscientização sobre o novo coronavírus. A potencialidade da imagem opaca audiovisual para o público infantil
PDF HTML
Tiago Luís Minau Ramos
515-522
Expressar a Interioridade: Os Diários Filmados de Jonas Mekas
PDF HTML
Cristina Batista Lopes
523-535
A censura ao cinema em Portugal. Filmes proibidos e cortados pela Comissão de Censura (1945-1952)
PDF HTML
Quentin Mur
536-542
Folds, Cracks, splits of the Subject. Otto e mezzo or the discovery of an authenticity of cinema
PDF (Francês) HTML (Francês)
Regina Glória Andrade , José Francisco Serafim, Sandra Straccialano Coelho
543-549
Fragmentos da autoria feminina no cinema brasileiro: considerações sobre o cinema de carla Civelli (1921-1977)
PDF HTML
Jailan Mahmoud Sharaf
550-557
Health Knowledge, Awareness & Social Stigma as Reflected in Egyptian Drama - HIV/AIDS as Paradigm
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Ramsés Albertoni Barbosa
558-562
A história, a literatura e o cinema: um poeta neoclássico enredado no redemoinho de uma metaficção historiográfica
PDF HTML
Nikbanoo Ardalan
563-569
Homebound Documentaries: A Reflection upon the Significance of Self-reflexive Cinema in the Digital Age
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Paulo Filipe Monteiro
570-579
A hibridez do biopic
PDF HTML
Marcello Zeppi
580-584
Italian Identities – Stories and Memories of the Community
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Alexandre Wahrhaftig
585-591
“Lavra-dor”, filme-poema: a relação entre cinema e poesia a partir da repetição
PDF HTML
Pilar Orero
592-596
Leading accessible cinema across Europe
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Alexia Silva da Silveira Araujo, Monica Stein
597-604
Representatividade LGBT em curta-metragem animado
PDF HTML
Dulce María Núñez Oseguera
605-609
Magueyes (1962) by Rubén Gámez. Mexican experimental cinema as a violent and inexhaustible resource of memory
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Gregorio Galvão de Albuquerque
610-616
Cordilheira de amoras II e o extracampo imaginário social no exercicio da fotografia do invisivel
PDF HTML
Sheida Sheikhha
617-626
Narcissism and Universality: The Cinema of Xavier Dolan
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Daniel Brandi do Couto
627-631
Apontamentos sobre a construção de personagens em narrativas documentais
PDF HTML
Paulina Stephani Hernández Ríos, Jean-Pierre Marcos
632-637
«Pain and Glory», Pedro Almodovar and how not to repeat ourselves
PDF (Francês) HTML (Francês)
Marcos De Bona de Carvalho
638-646
Filosofia e psicologia na obra de Charlie Kaufman
PDF HTML
Nare Leone Ter-Gabrielyan
647-659
Pictorial Elements of Composition: Mosaic of Perspectives Towards Frontality in Sergei Parajanov’s “The Colour of Pomegranates”
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Cheong Kin Man
660-665
(Re-)nostalgização: o cinema de Macau enquanto construção da identidade
PDF HTML
Francisco Ricardo Silveira
666-674
A Auto-Objectificação na Videografia de Phoebe Bridgers
PDF HTML
Francisco Malta, Wilson Oliveira, Renan Oliveira, Matheus Moita, Thiago Malvar, Stella Nemer
675-680
Silêncio e ação: a reinvenção da linguagem no cinema pós-pandemia
PDF HTML
Henrique Muga
681-686
O Espaço no Cinema de João César Monteiro
PDF HTML
Mauricio Mario Monteiro, Ricardo Tsutomu Matsuzawa
687-695
Jornada nas Estrelas: feminismo e identidade no caso de Nyota Uhura
PDF HTML
Oscar Canalís Hernández
696-709
Structure, Geometry And Method In Peter Greenaway's The Draughtsman’s Contract. The 4 Dimensions In The Cinematic “Canvas”
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Tiago Silva, Marta Madureira, Filipe Lopes
710-717
Estudos sobre a potencialidade do design de som em filmes de animação - O impacto e a influência do som na realização de uma curta de animação
PDF HTML
Ivana Denise Grehs
718-727
Símbolos, religiosidade e pertencimento. Diálogos entre história do Brasil e da África em três documentários
PDF HTML
Marise Berta de Souza, Bruna Lorrane de Castro Morais , Diana de Oliveira Souza Reis
728-735
O “Selfie” na tela: Práticas de autorrepresentação no documentário brasileiro contemporâneo
PDF HTML
Juan Pablo López Rincón
736-746
The classic Theories of editing for the cinema and its impact on Video Games’s narrative
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Filipe Freitas Chaves , Luiz Roberto Pinto Nazario
747-751
O found footage do filme O Homem Urso, de Werner Herzog
PDF HTML
Luiz Nazario
752-764
A porta do céu: milagre ou fraude?
PDF HTML
Diana Martinez Muñoz, Melissa de Raaf
765-770
The Non-Existent Documentary Nor Fiction
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Abbas mohammadi
771-775
The place of literature adaptation in Afghan cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Adriana Navarro Alvarez
776-783
The professionalization of animated short film in Spain. Current situation
PDF (Francês) HTML (Francês)
Paulo Alexandre e Castro
784-788
O homem subterrâneo: Platão, Dostoiévski e Parasitas
PDF HTML
Saša Miletić
789-797
The Whistleblower Film – Is it a Genre and Why Does it Matter?
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Cátia Candido da Silva , Waleska Karinne Soares Coutinho Souto , Fabrícia Teixeira Borges
798-802
Toc Toc – uma reflexão sobre o papel da alteridade no acabamento estético de si
PDF HTML
Verônica Valério Santos
803-812
A Transpessoalidade na Escola: novas abordagens subjetivas da Pedagogia do Cinema
PDF HTML
Ana Catarina Pereira
813-821
Quando a arte é política: Cinema, feminismo e análise
PDF HTML
Yuying Song
822-833
Why do I live here? - Documentary essay on Chinese immigration in Spain
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Maryam Khaleghipour, Azam Ravadrad
834-838
Why We Don’t Go to the Cinema: A Qualitative Study in Iran
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Patrícia Cardoso D’Abreu , Flavia Leiroz
839-847
Mulheres e narrativa audiovisual brasileira: reconfigurações a partir de marcos temporais
PDF HTML

Capítulo III _ Cinema - Comunicação

Eliane Gordeeff
849-855
Um Duplo Olhar Sobre As Imagens Animada e Filmada
PDF HTML
José Estevão Favaro
856-862
Análise e correlação do filme The Rewrite com metodologias ativas de ensino
PDF HTML
Lara Lima Satler
863-871
O vídeo de Atila Iamarino no YouTube e o documentário original Netflix. O dilema das redes
PDF HTML
Teresa Gouveia, Ana Oliveira
872-879
Storytelling audiovisual: práticas de consumo de estudantes do ensino superior
PDF HTML
Flóra Simon da Silva
880-885
Entre o documento e a ficção: a construção do medo ficcional em fragmentos visuais
PDF HTML
Eduarda Cantaluppi, Glaucia Eneida Davino
886-893
Fora do Grid: o lado digital da série Drive to Survive
PDF HTML
Ana Sedeño-Valdellós
894-898
Body on screen: Visuality of dance practices in media during the pandemic
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Gabrielle Cristiane Fulcherberguer
899-907
Cinema e Comunicação Política – A Ante-Sala do Golpe Militar de 1964
PDF HTML
Sebastian Chisaba Rojas
908-912
Contribution of written publications to the dissemination and development of cinema: The Cahiers du Cinéma (1951-1959)
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Gabriela Santos Alves, Rosane Vasconcelos Zanotti, Thiago Scarpat Mozer
913-920
Diálogos entre o videoclipe publicitário e a gentrificação do queer
PDF HTML
José Antonio Martinuzzo, Janaina Frechiani Lara Leite
921-928
A digitalidade, a vivência pelas telas, a economia da atenção e o mercado do olhar
PDF HTML
José Luis Albelda Raga, Lorena Rodríguez Mattalía
929-937
Evolution of dystopian models in contemporary film narratives. An ecosocial perspective
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Matías López Iglesias
938-944
Game of Thrones, The non-canon of the Hays Code’s
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Sílvia R. B. Pinto , Bruna Banon
945-949
Questões de género desconstruídas a partir de fragmentos de animação
PDF HTML
Zoe Latham, Linda Ward
950-956
How might we simulate a riverside experience through virtual collaboration?
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Nuno Medeiros
957-961
Padrões de Encarnação Mediática e Circularidade Textual entre Livro e Filme na Edição: o caso da editora Romano Torres
PDF HTML
Andres Mauricio Villalba Cruz
962-968
Pedagogical uses of the media, approach to a transmedia education
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
María Gabriela Pabón Hernández
969-979
The audiovisual mobilizing object: YouTube, Colombia National Strike 2019
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Ricardo Ferreira de Almeida, Ana Branca Carvalho
980-989
O caso Bruno de Carvalho: elementos para uma análise crítica da produção noticiosa
PDF HTML
Carlos Mauricio Gomez
990-995
The capitalist view and the neoliberal conflict of society through the Brazilian documentary ‘Ilha das Flores’
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
María del Mar Ogea Pozo
996-1007
The translation of Watchmen: a job for superheroes?
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Catarina Calvinho Gil
1008-1013
História Trágica com Final Feliz: Criação de uma Experiência Feminista na Animação
PDF HTML
Elis Crokidakis Castro , Luis Antonio Campos Monteiro
1014-1019
As mulheres nas produções cinematográficas: uma abordagem psicológica das personagens femininas
PDF HTML

Capítulo IV _ Cinema - Tecnologia

Luis Fernando Medina Cardona, Julián David Sandoval Ospina
1021-1028
Between language frames: seriality and variation in computer-coded film. A case study with a code-generated abstract film
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Marta Brescia-Zapata
1029-1033
Culture meets immersive environments: a new media landscape across Europe
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Fábio Jabur de Noronha
1034-1039
Montagem eletrônica: a forma vídeo-cinema não-formalista de algoritmo
PDF HTML
Ana Carolina Fiuza
1040-1046
Ex Machina e Her: géneros de narrativa e narrativas de género
PDF HTML
Marcello Ferreira, Bárbara Cleto, Luís Leite
1047-1059
Da Animação Performativa à Produção Cinematográfica
PDF HTML
Sofia Figueiredo
1060-1066
Cinema interativo - videojogos: uma abordagem possível?
PDF HTML
Luciano Marafon
1067-1074
Interatividade e pós-mídia: a coexistência entre tecnologia e narrativas
PDF HTML
Tugay Arat
1075-1081
New Media and Technological Transformation
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Petra Dominkova
1082-1088
Phenomenology of a Projection Booth
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Sivakumar Ramachandran
1089-1094
Sensory technology for measuring engaged viewership of broadcast television content
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Vitor Amaro Lacerda, Maurício Silva Gino
1095-1101
O Planetário, para além das estrelas: Desenvolvimento histórico das projeções audiovisuais para telas hemisféricas.
PDF HTML
Estella Oncins , Anna Matamala
1102-1107
Training professionals to improve media accessibility
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Maurício Silva Gino, Vitor Amaro Lacerda , Kayke Quadros Carvalho
1108-1113
Transposição de conteúdo fulldome para mídia plana motivado por medidas sanitárias decorrentes da pandemia de COVID-19
PDF HTML