AVANCA | CINEMA 2021

AVANCA | CINEMA 2021

AVANCA | CINEMA 2021

Núm. 12 (2021)

Revista en línea con 149 comunicaciones y libro impreso con 1190 páginas con un total de 150 comunicaciones (ISSN: 2184-0520) de varios autores de diferentes partes del mundo, que reflejan la Conferencia Internacional AVANCA | CINEMA 2021 y reúne comunicaciones científicas alrededor del cine.

Publicado October 25, 2021

Capítulo I _ Cine - Arte

Pilar Pérez, Selma Pereira, Adérito Fernandes-Marcos
29-40
A performance académica como ritual de criação e ativismo na era pós-digital
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Manuel João de Carvalho Coutinho
41-47
Adapting Hunter S. Thompson’s Writing to Cinema: Despicable Characters and (apparent) Lack of Purpose
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
María Vanesa Román Jaime
48-55
La animación como agente globalizador
PDF HTML
Sónia Carvalho, Paulo Bernardino Bastos
56-65
“Arquétipo(grafia) obscura do feminino”, 2020. Performance instalativa multimedia com a colaboração da artista/performer Sol Casal (Br) e a participação da Cantadeira Sara Grenha, na Galeria Ana Lama, (25/10/2020), Lisboa
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Manuel Rodríguez Vargas
66-75
La Historia del Arte y las Series de TV
PDF HTML
Yudan Wang, Xiao Ling Shao
76-84
Aural and Visual Imagery in the Multimedia Music Performance
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Pavel Prokopic
85-91
Chance Semiotics: The Value and Application of Contingency in Cinema Art Practice
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Miguel Ángel Rivas Romero
92-100
El cine y su relación con el merchandising en el siglo XXI
PDF HTML
Cláudia Marisa
101-107
Dancing Lady: Serei uma Estrela
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Cheong Kin Man, Yipei Lee
108-114
Decentralizing art making: Commentaries on curating online artist residency “Flaneur in the Insular Cities”
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Rita Vilhena
115-122
Emancipação no processo criativo autobiográfico
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
J. Oriol Lopez-Plana
123-128
EU Horizon 2020 programme: promoting user centric co-creative projects
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Marta Contreras-Pérez
129-133
Retrato femenino del exilio y construcción identitaria: caso de estudio de Persepolis de Marjane Satrapi
PDF HTML
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
134-138
Ian (2018): uma curta-metragem em que cidadania e responsabilidade ética e moral são explicadas aos mais jovens por meio do forte impacto das imagens e dos sons propostos
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Hugo Canossa, Rosimária Rocha
139-146
Imagem e memória – uma reflexão sobre processo criativo na memória de curto prazo
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Daniel Augusto de Matos Assunção
147-155
Imagens do trabalho doméstico no cinema brasileiro: um inventário de ficções entre 1958-2019
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Silvane Maltaca, Sandra Fischer
156-165
Inspirar, criar e compartilhar: convergências do processo de criação em Agnès Varda
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
André Francisco
166-173
A paisagem enquanto elemento narrativo em Liverpool (2008) de Lisandro Alonso
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Antoine Boilleau
174-181
Lens revealing power in Antonioni’s Blow-Up
PDF (Francés) HTML (Francés)
Olga María Rodríguez Bolufé, Yalicel Gabeira Londres
182-189
Que hablen las piedras. Las ruinas urbanas habaneras en la mirada de artistas visuales y cineastas cubanos.
PDF HTML
Elisenda Díaz Garcés
190-196
Manon de Boer mira hacia las artes: el cuerpo performativo a través de la repetición
PDF HTML
Alex Beigui, Thales Lopes
197-203
Metodologias da audiodescrição na recepção de filmes por pessoas com deficiência visual: um estudo de caso
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
204-211
“O Crime do Padre Amaro”: o drama que se descobre nas narrativas de Eça de Queiroz (1875), Carlos Coelho da Silva (2005) e Paula Rego (1997-1999)
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Fernanda Nardy Bellicieri, Andrea Modugno, Massimo Pini, Claudio Garofalo, Hania Cecília Pilan
212-220
PJ Allsteam e o processo de transculturalização criativa
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Juan Carlos Robles Florido
221-227
Preludio: El canto dormido del Gran Teatro Cervantes de Tánger
PDF HTML
Angelita Bogado, Lina Cirino
228-232
Recôncavo da Bahia, o cinema em ponto de ebulição.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Hugo Paquete, Adérito Fernandes-Marcos, Paulo Bernardino Bastos
233-242
Relações entre o pós-digital e o complexo industrial do capitalismo: reformulações sobre a tecnologia como ideologia e lixo digital na arte
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Luís Santo Vaz
243-251
Escrita de Argumentos e Teatro Pós-dramático – Contradições e Oportunidades
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Nuno Sousa, Sérgio Eliseu
252-258
Animação artística estilizada para Realidade Virtual - limites entre o virtual e o físico
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Ana Císcar Cebriá
259-264
The act of seeing with no eyes: un proyecto videográfico sobre la visualidad como instrumento de poder.
PDF HTML
Marcos Jiménez González
265-271
La fascinación estética del personaje negativo. De los monstruos expresionistas a Breaking Bad
PDF HTML
Fabiana de Barros Monteiro Soares, Thelma Panerai Alves
272-277
The Artist and the Art in ‘O Guarani’, by José de Alencar, an adaptation by Pedro Pernambuco
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Alexandra Tomás, Paulo Bernardino Bastos
278-285
A aura da performance na condição cinematográfica
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Pollyanna Rosa Ribeiro, Luciana Alves Rodrigues
286-292
Os elementos da narrativa fílmica “A menina que roubava livros” (2013)
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Chan Ka Lok Sobel
293-297
The limitless Possibility of Combination: Filmic Lego Poetics of Storytelling and Structure in Global Film Scriptwriting and Duration
PDF (Inglés) PDF (Inglés)
Matías López Iglesias
298-303
Uso del personaje principal en el modelo hipermoderno de cine Iberoamericano
PDF HTML
Patricia Perez de Moraes Nepomuceno, Mauricio Silva Gino
304-309
A folia dos Mascarados: uma reflexão sobre cultura e imagem nas metáforas visuais presentes na animação O Menino e o Mundo
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Orlando José Dantas Lopes, Paulo Fernando de Almeida Souza
310-315
A reunião: um diálogo entre a arte e o design para gestão e criação de um produto audiovisual em meio a pandemia de COVID-19 Orlando José Dantas Lopes
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Tatiane De Oliveira Elias
316-326
O poder da videoarte e do cinema negros na arte contemporânea
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Yi Chen
327-334
The Refrains of Memory: Bi Gan’s Long Day’s Journey into Night
PDF (Francés) HTML (Francés)
Patricia Perez de Moraes Nepomuceno, Mauricio Silva Gino
335-340
A relação entre imagem e som na construção do espaço sonoro da animação O menino e o mundo
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Juan Manuel Ruiz Prieto
341-348
Viajes en el tiempo, narrativa audiovisual y ficción televisiva: la paradoja circular en la serie de la BBC Doctor Who
PDF HTML
Monica Rodrigues Klemz, Doris Kosminsky, Elianne Ivo Barroso
349-356
Cartografias violadas. Representações estéticas e políticas na construção do Museu de um Mundo Estilhaçado
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Edmilson Forte Miranda Júnior
357-364
O que você quer ser quando crescer: Afrofuturismo no curta-metragem Bluesman
PDF (Portugués) HTML (Portugués)

Capítulo II _ Cine - Cine

Ersan Ocak
366-370
A Critical Inquiry on Data Visualization Based Interactive Documentary: “The Fallen of World War II” as an example
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Hossein Mashali, Leila Montazeri
371-376
A Study of Sound Aesthetics in Screenplays of Asghar Farhadi Based on Michel Chion’s Theories
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Cheong Kin Man
377-381
Advocating world cinema’s multipolorization
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Abbas mohammadi
382-387
Aesthetics of camera movement in Afghan cinema
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Abbas mohammadi
388-393
Aesthetics of Symbolism and Semiotics in Afghan Cinema
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Mattia Ronconi, Jorge Brandão Pereira, Paula Tavares
394-406
Animação como Estratégia Documental do Graffiti Writing. Representação e Reconstrução de Memorias
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
José Duarte
407-412
Arquivo e Paisagem: Sobre Cinema e Espanto
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Marcela Andrea Negro
413-419
Biopic: la incorporación de la obra autoral como recurso narrativo
PDF HTML
Bárbara Caffarel- Rodríguez
420-425
La representación de Broadway a través del cine: Damas del teatro (1937) y Birdman (o la inesperada virtud de la ignorancia) (2014)
PDF HTML
Martina Forconi Baraldi
426-433
Chet Baker, de los escenarios a la gran pantalla. Análisis comparativo de las películas documentales Let’s Get Lost (1988) y Born to be Blue (2015)
PDF HTML
Rui Manuel Martins de Sousa Torres
434-443
Cinema como Potência na Política Externa de Portugal
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Fernanda Aguiar Carneiro Martins
444-452
Sinfonias Urbanas: Utopia e Semiose Documentária
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Rubén Marín Ramos
453-459
Cine Confinado. La limitación espacial en el cine de no ficción
PDF HTML
Isabel Orestes Silveira, Cleusa Kazue Sakamoto
460-467
Processos de construção e desconstrução no filme ‘The Wall’ (1982) - Análise interpretativa nas perspectivas Semiótica e Psicanalítica
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Mariana Lemos Schwartz
468-475
Pontos de convergência entre os filmes No Mesmo Tom e Sing Street e a British New Wave
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Manoela Veloso Passos, Maria Beatriz Colucci
476-482
Análise crítica de experiência com cineclube com estudantes de 7 a 10 anos
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
José Januário Guedes Pires
483-496
Dictator, o que dita – entre a ideologia do pensamento único e a diversidade da falha. De Marcel Duchamp a Samuel Beckett, passando por Charlie Chaplin e Buster Keaton
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Francisco-Julián Martínez-Cano
497-501
Innovaciones digitales en la práctica cinematográfica de principios del siglo XXI: el caso de The Mandalorian
PDF HTML
M. Ángeles López Izquierdo
502-506
El Grabado Animado Experimental: Creación Técnica y Simulación Estética
PDF HTML
Arthur Felipe de Oliveira Fiel, Patrícia Cardoso D’Abreu
507-514
Animação experimental e conscientização sobre o novo coronavírus. A potencialidade da imagem opaca audiovisual para o público infantil
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Tiago Luís Minau Ramos
515-522
Expressar a Interioridade: Os Diários Filmados de Jonas Mekas
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Cristina Batista Lopes
523-535
A censura ao cinema em Portugal. Filmes proibidos e cortados pela Comissão de Censura (1945-1952)
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Quentin Mur
536-542
Folds, Cracks, splits of the Subject. Otto e mezzo or the discovery of an authenticity of cinema
PDF (Francés) HTML (Francés)
Regina Glória Andrade , José Francisco Serafim, Sandra Straccialano Coelho
543-549
Fragmentos da autoria feminina no cinema brasileiro: considerações sobre o cinema de carla Civelli (1921-1977)
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Jailan Mahmoud Sharaf
550-557
Health Knowledge, Awareness & Social Stigma as Reflected in Egyptian Drama - HIV/AIDS as Paradigm
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Ramsés Albertoni Barbosa
558-562
A história, a literatura e o cinema: um poeta neoclássico enredado no redemoinho de uma metaficção historiográfica
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Nikbanoo Ardalan
563-569
Homebound Documentaries: A Reflection upon the Significance of Self-reflexive Cinema in the Digital Age
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Paulo Filipe Monteiro
570-579
A hibridez do biopic
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Marcello Zeppi
580-584
Italian Identities – Stories and Memories of the Community
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Alexandre Wahrhaftig
585-591
“Lavra-dor”, filme-poema: a relação entre cinema e poesia a partir da repetição
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Pilar Orero
592-596
Leading accessible cinema across Europe
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Alexia Silva da Silveira Araujo, Monica Stein
597-604
Representatividade LGBT em curta-metragem animado
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Dulce María Núñez Oseguera
605-609
Los Magueyes (1962) por Rubén Gámez. La imagen cinematográfica como recurso violento e inagotable de la memoria
PDF HTML
Gregorio Galvão de Albuquerque
610-616
Cordilheira de amoras II e o extracampo imaginário social no exercicio da fotografia do invisivel
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Sheida Sheikhha
617-626
Narcissism and Universality: The Cinema of Xavier Dolan
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Daniel Brandi do Couto
627-631
Apontamentos sobre a construção de personagens em narrativas documentais
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Paulina Stephani Hernández Ríos, Jean-Pierre Marcos
632-637
«Pain and Glory», Pedro Almodovar and how not to repeat ourselves
PDF (Francés) HTML (Francés)
Marcos De Bona de Carvalho
638-646
Filosofia e psicologia na obra de Charlie Kaufman
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Nare Leone Ter-Gabrielyan
647-659
Pictorial Elements of Composition: Mosaic of Perspectives Towards Frontality in Sergei Parajanov’s “The Colour of Pomegranates”
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Cheong Kin Man
660-665
(Re-)nostalgização: o cinema de Macau enquanto construção da identidade
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Francisco Ricardo Silveira
666-674
A Auto-Objectificação na Videografia de Phoebe Bridgers
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Francisco Malta, Wilson Oliveira, Renan Oliveira, Matheus Moita, Thiago Malvar, Stella Nemer
675-680
Silêncio e ação: a reinvenção da linguagem no cinema pós-pandemia
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Henrique Muga
681-686
O Espaço no Cinema de João César Monteiro
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Mauricio Mario Monteiro, Ricardo Tsutomu Matsuzawa
687-695
Jornada nas Estrelas: feminismo e identidade no caso de Nyota Uhura
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Oscar Canalís Hernández
696-709
Estructura, Geometría y Método en El contrato del dibujante de Peter Greenaway. Las 4 dimensiones en el “lienzo” cinematográfico.
PDF HTML
Tiago Silva, Marta Madureira, Filipe Lopes
710-717
Estudos sobre a potencialidade do design de som em filmes de animação - O impacto e a influência do som na realização de uma curta de animação
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Ivana Denise Grehs
718-727
Símbolos, religiosidade e pertencimento. Diálogos entre história do Brasil e da África em três documentários
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Marise Berta de Souza, Bruna Lorrane de Castro Morais , Diana de Oliveira Souza Reis
728-735
O “Selfie” na tela: Práticas de autorrepresentação no documentário brasileiro contemporâneo
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Juan Pablo López Rincón
736-746
Las Teorías clasicas del montaje cinematográfico y su incidencia en la narrativas de los Videojuegos
PDF HTML
Filipe Freitas Chaves , Luiz Roberto Pinto Nazario
747-751
O found footage do filme O Homem Urso, de Werner Herzog
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Luiz Nazario
752-764
A porta do céu: milagre ou fraude?
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Diana Martinez Muñoz, Melissa de Raaf
765-770
The Non-Existent Documentary Nor Fiction
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Abbas mohammadi
771-775
The place of literature adaptation in Afghan cinema
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Adriana Navarro Alvarez
776-783
The professionalization of animated short film in Spain. Current situation
PDF (Francés) HTML (Francés)
Paulo Alexandre e Castro
784-788
O homem subterrâneo: Platão, Dostoiévski e Parasitas
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Saša Miletić
789-797
The Whistleblower Film – Is it a Genre and Why Does it Matter?
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Cátia Candido da Silva , Waleska Karinne Soares Coutinho Souto , Fabrícia Teixeira Borges
798-802
Toc Toc – uma reflexão sobre o papel da alteridade no acabamento estético de si
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Verônica Valério Santos
803-812
A Transpessoalidade na Escola: novas abordagens subjetivas da Pedagogia do Cinema
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Ana Catarina Pereira
813-821
Quando a arte é política: Cinema, feminismo e análise
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Yuying Song
822-833
¿Por qué vivo aquí? - Ensayo documental sobre inmigración china en España
PDF HTML
Maryam Khaleghipour, Azam Ravadrad
834-838
Why We Don’t Go to the Cinema: A Qualitative Study in Iran
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Patrícia Cardoso D’Abreu , Flavia Leiroz
839-847
Mulheres e narrativa audiovisual brasileira: reconfigurações a partir de marcos temporais
PDF (Portugués) HTML (Portugués)

Capítulo III _ Cine - Comunicación

Eliane Gordeeff
849-855
Um Duplo Olhar Sobre As Imagens Animada e Filmada
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
José Estevão Favaro
856-862
Análise e correlação do filme The Rewrite com metodologias ativas de ensino
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Lara Lima Satler
863-871
O vídeo de Atila Iamarino no YouTube e o documentário original Netflix. O dilema das redes
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Teresa Gouveia, Ana Oliveira
872-879
Storytelling audiovisual: práticas de consumo de estudantes do ensino superior
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Flóra Simon da Silva
880-885
Entre o documento e a ficção: a construção do medo ficcional em fragmentos visuais
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Eduarda Cantaluppi, Glaucia Eneida Davino
886-893
Fora do Grid: o lado digital da série Drive to Survive
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Ana Sedeño-Valdellós
894-898
Cuerpo móvil en pantalla: Visualidad de las prácticas de danza durante la pandemia
PDF HTML
Gabrielle Cristiane Fulcherberguer
899-907
Cinema e Comunicação Política – A Ante-Sala do Golpe Militar de 1964
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Sebastian Chisaba Rojas
908-912
Contribución de las publicaciones escritas en la difusión y desarrollo del cine: Los Cahiers du Cinéma (1951-1959)
PDF HTML
Gabriela Santos Alves, Rosane Vasconcelos Zanotti, Thiago Scarpat Mozer
913-920
Diálogos entre o videoclipe publicitário e a gentrificação do queer
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
José Antonio Martinuzzo, Janaina Frechiani Lara Leite
921-928
A digitalidade, a vivência pelas telas, a economia da atenção e o mercado do olhar
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
José Luis Albelda Raga, Lorena Rodríguez Mattalía
929-937
Evolución de los modelos distópicos en los relatos fílmicos contemporáneos. Una perspectiva ecosocial
PDF HTML
Matías López Iglesias
938-944
Juego de Tronos, el anticanon del Código Hays
PDF HTML
Sílvia R. B. Pinto , Bruna Banon
945-949
Questões de género desconstruídas a partir de fragmentos de animação
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Zoe Latham, Linda Ward
950-956
How might we simulate a riverside experience through virtual collaboration?
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Nuno Medeiros
957-961
Padrões de Encarnação Mediática e Circularidade Textual entre Livro e Filme na Edição: o caso da editora Romano Torres
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Andres Mauricio Villalba Cruz
962-968
Usos pedagógicos de los medios, acercamiento a una educación transmedia
PDF HTML
María Gabriela Pabón Hernández
969-979
El audiovisual objeto movilizador: YouTube, Paro nacional Colombia 2019
PDF HTML
Ricardo Ferreira de Almeida, Ana Branca Carvalho
980-989
O caso Bruno de Carvalho: elementos para uma análise crítica da produção noticiosa
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Carlos Mauricio Gomez
990-995
La visión capitalista y el conflicto neoliberal de la sociedad a través del documental brasilero ‘La Isla de las Flores’
PDF HTML
María del Mar Ogea Pozo
996-1007
La traducción de Watchmen: ¿Una tarea de superhéroes?
PDF HTML
Catarina Calvinho Gil
1008-1013
História Trágica com Final Feliz: Criação de uma Experiência Feminista na Animação
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Elis Crokidakis Castro , Luis Antonio Campos Monteiro
1014-1019
As mulheres nas produções cinematográficas: uma abordagem psicológica das personagens femininas
PDF (Portugués) HTML (Portugués)

Capítulo IV _ Cine - Tecnología

Luis Fernando Medina Cardona, Julián David Sandoval Ospina
1021-1028
Entre cuadros de lenguajes: serialidad y variación en películas basadas en lenguajes de programación. Caso de estudio con un corto generado por código
PDF HTML
Marta Brescia-Zapata
1029-1033
Culture meets immersive environments: a new media landscape across Europe
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Fábio Jabur de Noronha
1034-1039
Montagem eletrônica: a forma vídeo-cinema não-formalista de algoritmo
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Ana Carolina Fiuza
1040-1046
Ex Machina e Her: géneros de narrativa e narrativas de género
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Marcello Ferreira, Bárbara Cleto, Luís Leite
1047-1059
Da Animação Performativa à Produção Cinematográfica
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Sofia Figueiredo
1060-1066
Cinema interativo - videojogos: uma abordagem possível?
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Luciano Marafon
1067-1074
Interatividade e pós-mídia: a coexistência entre tecnologia e narrativas
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Tugay Arat
1075-1081
New Media and Technological Transformation
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Petra Dominkova
1082-1088
Phenomenology of a Projection Booth
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Sivakumar Ramachandran
1089-1094
Sensory technology for measuring engaged viewership of broadcast television content
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Vitor Amaro Lacerda, Maurício Silva Gino
1095-1101
O Planetário, para além das estrelas: Desenvolvimento histórico das projeções audiovisuais para telas hemisféricas.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
Estella Oncins , Anna Matamala
1102-1107
Training professionals to improve media accessibility
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
Maurício Silva Gino, Vitor Amaro Lacerda , Kayke Quadros Carvalho
1108-1113
Transposição de conteúdo fulldome para mídia plana motivado por medidas sanitárias decorrentes da pandemia de COVID-19
PDF (Portugués) HTML (Portugués)