AVANCA | CINEMA

Número Atual

Published October 14, 2020
AVANCA | CINEMA 2020

Revista online com 110 comunicações e livro impresso com 911 páginas com um total de 109 comunicações (ISSN: 2184-0520) de vários autores de diversos pontos do mundo, que refletem a Conferência Internacional AVANCA | CINEMA 2020 e reúnem comunicações científicas à volta do cinema.

Capítulo I _ Cinema – Arte

Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
19-27
A construção de diferentes imaginários pelo sonoro de Maurice Ravel e as imagens de Tom Scott: o caso particular da Suite Ma mère l’Oye.
PDF HTML
Irina Parreira, Michele Santos, Maria João Pereira Neto
28-35
Análise da moda feminina nas décadas de 70 e 80, do século XX, baseada nos cartazes de cinema
PDF HTML
Mário Afonso, Paulo Bernardino Bastos
36-41
Arquivo e Práticas Contemporâneas
PDF HTML
Mariana Beatriz Marques Fernandes
42-49
Big Eyes: Vida e Obra de Margaret Keane Pelos Olhos de Tim Burton
PDF HTML
Marcello Zeppi
50-58
Cinema and landscape, Italian heritage and widespread museum
PDF (English) HTML (English)
Manuel Siabato
59-68
Concepts et réalités du cinéma 360°
PDF (Français (France)) HTML (Français (France))
Isabel Cristina Fontão, Mônica Stein
69-86
Construção de personagens femininos e universos transmídia – um método para a criação do case “Medusas” na franquia The Rotfather
PDF HTML
Sónia Carvalho, Paulo Bernardino Bastos, Rui Alexandre Rosa Grincho Serra
87-98
Corpo Transpessoal: O contributo espiritual da Performance para a construção pictórica.
PDF HTML
Cláudia Marisa
99-107
Dançar para encontrar a felicidade.
PDF HTML
Noni Geiger
108-113
Discourse, Figure, d’après Lyotard.
PDF (English) HTML (English)
Fernando Augusto Silva Lopes, Tiago Vieira da Silva
114-122
Documentário: imaginário colonial de Minas Gerais
PDF HTML
Erika Rodrigo Benedicto
123-129
El tratamiento del amor lésbico en "Carne apaleada" (Inés Palou 1975/Javier Aguirre, 1978), adaptación cinematográfica de la Transición política española.
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Sandra Regina Nunes Chaves
130-134
Histórias Fotografadas.
PDF HTML
Beáta Fenyvesi
135-139
“Images of the Secret Self”: The Idea of the Non-Human in German Expressionist and Early American Horror Cinema
PDF (English) HTML (English)
Sérgio Eliseu, Maria Manuela Lopes, Gilberto Reis, Marta Noronha
140-145
Kurika - uma instalação interactiva de realidade mista e arte em realidade virtual.
PDF HTML
Manuel Rodríguez Vargas
146-155
La pintura bajo el signo del Biopic
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Jesus Ramé López, Caterina Cucinotta
156-163
Las ciudades fílmicas de Lisbon Story y Caro diario: construcciones íntimas de espacios públicos
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Paloma Cristina Lima dos Santos, Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho
164-169
Leitmotiv original para o curta-metragem Vivi Lobo e o Quarto Mágico (2019): Um exercício composicional.
PDF HTML
Filomena Antunes Sobral, Cláudia Figueiredo Simões
170-176
Metamorfoses – Um projeto de videoarte e fotografia.
PDF HTML
Maria João Cortesão, Sophia Pitanga
177-183
O negro no Brasil a partir do filme BLUESMAN: a construção da identidade através da ‘gramática’ cinematográfica.
PDF HTML
Paulo Avelino de Souza Costa
184-191
O outro emudecido
PDF HTML
Raquel de Araujo Roble
192-198
O significado da cor azul no filme Bleu de Kieslowski.
PDF HTML
Elena Galea Pozo
199-206
Perspectiva comparada de una poética visual mística. La tradición a través de Paradjanov y Val del Omar.
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Cecília Nazaré de Lima
207-213
Por que a escolha da Quinta Sinfonia de Beethoven como símbolo dos aliados na Segunda Guerra Mundial?
PDF HTML
Pedro Bessa, Mariana Assunção Quintes dos Santos
214-221
Presença e morte: o carácter efémero das artes do corpo.
PDF HTML
Hugo Paquete, Adérito Fernandes-Marcos, Paulo Bernardino Bastos
222-230
Radiação Obscura: Fluxos energéticos sonificados no limiar da experiência sonora.
PDF HTML
Hemily Nascimento, Mônica Stein
231-247
Regência arquetípica feminina: Método de construção de personagem
PDF HTML
Pedro Alves da Veiga
248-255
Speciesism | Ageism | Racism
PDF (English) HTML (English)
Cíntia Mariza do Amaral Moreira , Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta, Mário Elian, Thaís Yamamoto, Antônio Frederico Moreira Lasalvia
256-261
Técnica de fabricação de adobe em oficina artesanal a partir de vídeo documental: um exemplo em Portugal e outro no Brasil
PDF HTML
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
262-269
“The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” de William Joyce e Brandon Oldenburg: quando o som se mostra dominante na construção de uma narrativa de texto e imagens.
PDF HTML
Hugo Paquete
270-279
Velocidade terminal: Tempo chronoscopico dos corpor obritais na composição sonora e musical.
PDF HTML
Filomena Antunes Sobral, Daniela Morgado Oliveira
280-285
Vídeo experimental e autorretrato
PDF HTML
Sumaira Majeed, Noor Ul Ain Lashari
286-293
Woman the Natural Nurturer: An Ecofeminist Study of Niki Caro’s The Whale Rider.
PDF (English) HTML (English)

Capítulo II _ Cinema - Cinema

Ivana Denise Grehs
295-301
A imagem da memória da escravidão como pano de fundo no documentário “A Última Abolição”.
PDF HTML
Fabio Belotte
302-307
A materialidade da memória na animação não ficcional
PDF HTML
Daniela de Castro Pastore, Elis Crokidakis Castro, Ivana Denise Grehs
308-315
A representação da realidade através da arte cinematográfica na construção de Bacurau
PDF HTML
Lauren Molyneux-Dixon
316-321
Adapting Complex Time: Story of Your Life (1998) and Arrival (2016)
PDF (English) HTML (English)
Filipe Freitas Chaves
322-329
Adrian Cowell e a Amazônia Brasileira
PDF HTML
Abbas Mohammadi
330-336
Aesthetics of the presence of women in Afghan cinema
PDF (English) HTML (English)
Juan Francisco Celín Robalino
337-344
Análise comparativo da sombra com a fotografia, o corpo, o duplo e o arquétipo sombra
HTML PDF
Bárbara Caffarel
345-350
Análisis del proceso creativo en el documental Looking for Richard: aproximación a las bases de la construcción de los personajes Shakesperianos desde el sistema Stanislavki y el método Strasberg
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Pâmela Peregrino, Edileuza Penha de Souza
351-358
Candomblé e Cinema de Animação: Estratégias de resistência e territorialidade
PDF HTML
Filipe Lopes, Pedro M. Afonso
359-364
Cinema Sem Imagem: um caso de estudo de geração imagética
PDF HTML
Felipe Muanis, Mariana Schwartz
365-375
Convenções na direção de arte cinematográfica: um olhar sobre a ficção científica
PDF HTML
Leonardo da Silva Souza
376-381
Corta! A diáspora da imaginação cinematográfica e a heterogênese entre técnica, estética e política
PDF HTML
Miriam de Oliveira Gonçalves
382-387
Debates sobre gentrificação através do cinema documental.
PDF HTML
Dulce María Núñez Oseguera
388-393
El cine experimental mexicano como herramienta de enunciación crítica a partir de la colaboración artística entre Juan Rulfo y Rubén Gámez en La fórmula secreta (1965)
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Edileuza Penha de Souza, Marcus Vinicius Mesquita
394-403
Encontros, Festivais e Mostras - caminhos para construção do cinema negro brasileiro
PDF HTML
José Duarte
404-409
Entre a ficção e a realidade: o carnaval segundo Edgar Pêra
PDF HTML
Gilmar Santana
410-423
Entre oceanos e conhecimentos – o cinema documental na universidade
PDF HTML
Rafael Nogueira Costa, Robson Loureiro
424-429
Estética freiriana no filme “O amigo do rei”, de André D`Elia: notas para se pensar um cinema crítico e libertador
PDF HTML
Alfredo Taunay Colins, Morgana Gama de Lima
430-437
Etnografia de tela e semiopragmática: um diálogo entre metodologias de análise fílmica.
PDF HTML
Hugo Nogueira Neto, Sandra Regina Nunes Chaves
438-446
Faroeste brasileiro: a boi, a bala e a bíblia.
PDF HTML
Fabiana Wielewicki, Guy Amado
447-457
Ficção e fricção: imagens da Amazónia no cinema internacional
PDF HTML
Regina Glória Andrade, Jose Francisco Serafim, Sandra Straccialano Coelho
458-465
Fragmentos da autoria feminina no cinema brasileiro: considerações sobre o cinema de Gilda de Abreu (1904 - 1979)
PDF HTML
Eva Vitija, Annette Brütsch, Christian Iseli
466-473
GADGETS, PHONES AND DRONES Multi-Perspective Documentary Storytelling
PDF (English) HTML (English)
Sigmund Trageton
474-482
In the pursuit of the authentic cinema. A comparative study of two films about the 22. July 2011 terrorist attack in Norway
PDF (English) HTML (English)
Laís Bravo Serra
483-496
Interseções entre Cinema e Pintura em Maria Antonieta de Sofia Coppola
PDF HTML
Severiano Casalderrey Conde
497-507
La “Nouvelle Vague Francesa” en la sombra
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Rubén Marín Ramos
508-512
La configuración archivística en el cine de no ficción contemporáneo
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Ángela Sáenz-Herrero, Juan Pedro Rica-Peromingo
513-518
La evolución del español a través del doblaje en España.
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Pollyanna Rosa Ribeiro, Keyla Andrea Santiago Oliveira
519-525
Naiá e a Lua (2010): lendas indígenas sob os holofotes da narrativa
PDF HTML
Sérgio Bordalo e Sá
526-530
O Anjo Azul: do fim do Expressionismo à influência da Paramount – um filme de Josef von Sternberg
PDF HTML
Edileuza Penha de Souza
531-536
“O caso do homem errado” – o cinema como instrumento de denúncias do genocídio da população negra
PDF HTML
Pedro Portugal
537-542
O Oxímoro
PDF HTML
Catarina Xavier
543-552
O tabu no discurso cinemático: tradição, funções e reflexões
PDF HTML
Pedro Miguel Jorge Réquio
553-561
O Western - Mito e propaganda
PDF HTML
Marcos De Bona de Carvalho
562-568
Os personagens de Charlie Kaufman e os ‘não personagens’ de Eduardo Coutinho
PDF HTML
André Mendonça, Edileuza Penha de Souza
569-578
Percepções do clássico Alma no Olho e o cinema negro de Zózimo Bulbul
PDF HTML
Andréa Almeida de Moura Estevão
579-584
Pesquisa Estética e Materialidade fílmica no documentário musical: Música e Imagem Tecendo Fevereiros
PDF HTML
João Pinto, Teresa Cardoso, Ana Isabel Soares
585-593
PNC e Redes Sociais: um estudo em torno de desafios e oportunidades na web social
PDF HTML
Ana Luiza Cavalcanti Fatorelli Carneiro, Luiz Roberto Pinto Nazario
594-600
Roteiro coletivo: a ideia do cinema neorrealista
PDF HTML
Francisco Malta, Fernando Rodrigues, Renan Oliveira, Thiago Malvar, Matheus Moita, Wilson Oliveira
601-605
Trânsitos narrativos que o cinema imersivo em 360 permite ao telespectador em Toy Story 4
PDF HTML
Francisco-Julián Martínez-Cano
606-614
Volumetric filmmaking, new mediums and formats for digital audiovisual storytelling
PDF (English) HTML (English)

Capítulo III _ Cinema - Comunicação

Sónia de Almeida Ferreira, Sara Santos, Pedro Manuel do Espírito Santo
616-621
A perceção dos indivíduos sobre um vídeo publicitário
PDF HTML
Cristiano Costa Pereira; Juliana de Castro Chaves
622-628
A racionalidade do desenho animando mais assistido no cinema, processos educacionais e a pseudoformação
PDF HTML
Paria Rahimi, Somayyeh Chaychi
629-637
A Visual Rhetorical Analysis of Narges Abyar’s 2013 Film Track 143 (Shiyar 143)
PDF (English) HTML (English)
Álvaro Cairrão
638-644
Análise sobre os novos e os tradicionais consumos de cinema - o perfil dos jovens universitários portugueses
PDF HTML
Priscila de Oliveira, Sandra Regina Nunes Chaves
645-650
Cinema e ensino tecnológico
PDF HTML
Helena Tude
651-660
Design & cinema: A timeline of graphic design in film
PDF (English) HTML (English)
Imran Aslan, Sedat Şi̇mşe
661-666
Ethical Evaluation of the Use of Women in Advertisements
PDF (English) HTML (English)
Mariana Bento Lopes, José Alberto Rodrigues
667-673
Inclusão e Acessibilidade no Cinema para Surdos: proposta de Festival de Cinema Surdo Português
PDF HTML
Cheong Kin Man
674-683
Le rôle des médias culturels subalternes chez les peuples indigènes du monde sinophone : analyse sémantique, enjeux et traductions
PDF (Français (France)) HTML (Français (France))
Lúcia Maria Pereira Bravo
684-691
Mídia Out of Home, pós-massividade e convergência: reflexões sobre a democratização e da descolonização da comunicação no brasil do século XXI
PDF HTML
José Antonio Martinuzzo , Rosane Vasconcelos Zanotti
692-701
O filme publicitário e as audiovisualidades da diversidade e da inclusão nas estratégias de comunicação organizacional
PDF HTML
Paola Cristhina Stumpf Rodrigues , Rui Raposo
702-711
O potencial do storytelling em curtas-metragens de terror por meio do uso de efeitos especiais digitais
PDF HTML
Filipe Pereira
712-719
The documentary film as a tool for the ethnography of performance
PDF (English) HTML (English)
Fuad Halwani
720-728
The Trickster in Serialized Television: An Anti-hero of Postmodern Mythologies
PDF (English) HTML (English)
Claudio Fontan, Denise Azevedo Duarte Guimarães
729-734
“THIS IS AMERICA”: Um Videoclipe estético e ativista social
PDF HTML
Cheong Kin Man
735-739
Une identité réinterprétée : Notes sur un vieux documentaire et recherche autour de l’identité macanaise
PDF (Français (France)) HTML (Français (France))
Taher Abdel-Ghani
740-745
Using Bernard Tschumi's Manhattan Transcripts as a Cinematic Pedagogical Tool in Architecture Schools in Egypt
PDF (English) HTML (English)
Ver Todos os Números

Sobre a Conferência

Conferência
AVANCA | CINEMA


Todos os anos em julho, a AVANCA | CINEMA Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação, comemora uma nova edição, convidando investigadores a participarem nesta Conferência em Avanca, onde podem encontrar um espaço para a divulgação, debate e partilha dos seus trabalhos no cinema e disciplinas relacionadas.

O fato da Conferência se realizar em paralelo com o Festival de Cinema de Avanca, cria um evento completo, oferecendo um programa variado com workshops, exibições, apresentações de livros, mesas redondas, sessões plenárias e sessões paralelas, para investigadores, académicos, cineastas, produtores, atores, críticos, técnicos, espectadores, entre outros.