AVANCA | CINEMA 2023

AVANCA | CINEMA 2023

AVANCA | CINEMA 2023

N.º 14 (2023)

Revista online com 84 comunicações e livro impresso com 646 páginas com um total de 86 comunicações (ISSN: 2184-0520) de vários autores de diversos pontos do mundo, que refletem a Conferência Internacional AVANCA | CINEMA 2023 e reúnem comunicações científicas à volta do cinema.

Publicado em December 14, 2023

Capítulo I _ Cinema – Arte

Rui Filipe Antunes, Carlos Nicolau Antunes
21-29
Uma perspectiva cinematográfica sobre a caminhada Imemorial - Passos no Cativeiro
PDF HTML
Sílvia Pinto Coelho
30-34
Coreografia e Cinema #1: a partir do trabalho coreográfico de Cathy Weis
PDF HTML
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
35-42
Um Cine-concerto projeto de comunidade: Heróis do Mar (1949; 2022) de Fernando Garcia, revisitado por Portovedo, Martins e Sampaio
PDF HTML
Leonardo de Castro Soutelo, Débora Emanuelle Nascimento Lomba
43-50
Cinema e cotidiano: Passeios e diálogos estéticos
PDF HTML
Allyson Glenn
51-57
Dimension in Sound: A Multimedia Collaboration Experiment
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Cláudia Marisa
58-63
Para quem os passos que damos?
PDF HTML
Scheilla Franca de Souza, Jorge Cardoso Filho
64-70
Em Travessias com Sued Nunes e Safira Moreira: metáforas audiovisuais, cantos e contos de redistribuição estético-política
PDF HTML
Alex Beigui
71-76
Medeia: itinerâncias do mito em diferentes contextos enunciativos
PDF HTML
Rita Vilhena
77-84
Memórias, um espaço que desafia a História – memórias biográficas nas peças de Joana Craveiro e o Teatro do Vestido
PDF HTML
Carlos Pantaleón Panaro
85-94
Metáforas y símbolos arquetípicos del espacio doméstico. Su recreación en el filme Rear Window
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Francisco Silveira
95-103
A Cinematografia do Passageiro a Motor: Experiências do Súbito na Literatura
PDF HTML
Karen Acioly, Cristina Rego Monteiro da Luz
104-113
Pílulas de ópera para crianças – minidocumentários para a sensibilização de pais e professores
PDF HTML
Eugen Dediu
114-120
Performative Cinema and Its Techniques
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Eliane Gordeeff
121-128
O Duplo Caminho do Cinema Entre a Ficção Real e a Fantástica
PDF HTML
Carla Patrícia Oliveira de Souza
129-139
Os Cenários Assombrados de Amorteamo (2015) no olhar da Semiótica da Cultura
PDF HTML
Marcia Mansur
140-142
The montage of “Cine Rabeca”: music, memory and ethnography in an expanded cinema experience.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Tiago Luís Minau Ramos
143-149
A Representação da Palavra em Tabu: A Story of the South Seas
PDF HTML
Wilson Oliveira Filho, Diana Seelaender, Mariana Lucas de Almeida Fernandes
150-156
O estatuto da produção de imagens em cinema e arte através da inteligência artificial
PDF HTML
Fábio Jabur de Noronha
157-164
Videoarte sem videoarte: a materialidade das condições de produção no Brasil dos anos 1990
PDF HTML
Nicoleta Călina, Cristiana Călina
165-170
When cinema draws its inspiration from literature: Marcello Mastroianni and his literary characters’ embodiment
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Camilo Cavalcante
171-177
Why do flowers die? - A música brasileira e ango-saxônica no tríptico As Mil e Uma Noites (2015), de Miguel Gomes
PDF HTML
Sophia Bahia, Mônica Stein
178-187
Curta Animado Windows - Concepção, Desenvolvimento Visual E Direção De Arte
PDF HTML

Capítulo II _ Cinema - Cinema

Diana Marques, Ana Rita Martins
189-195
“A house as old as this”: Domestic Horror in Del Toro’s Crimson Peak
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Abbas MOHAMMADI
196-204
Aesthetics of Color in Afghan cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Karine Chevalie
205-213
De Jafar Panahi à Panah Panahi: camouflage en Iran, entre résistance et résilience
PDF (Francês) HTML (Francês)
Katia M. L. Mendonça
214-220
Czeslaw Milosz: Entre o Testemunho e a Profecia
PDF HTML
Miguel García Victoria
221-225
Canon doble sobre Casablanca: Reencuentros y despedidas. De Asignatura pendiente a Volver a empezar de José Luis Garci
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
José Quinta Ferreira
226-237
Do início do Cinema em Portugal à construção do modelo de produção no período do cinema mudo da indústria cinematográfica no Norte de Portugal
PDF HTML
Amin Mokhtari, Farzad Khoshnoodan
238-245
In-depth analysis of challenges facing the movie industry in the pandemic era and its competition with VOD platforms
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Walmir Pavam, Miriam de Oliveira Gonçalves
246-252
O habitar à margem: visões cinematográficas contemporâneas
PDF HTML
Elahe Saberi
253-259
Modern narrative structure in animated short films: a tool to increase suspense
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Teresa Nunes
260-266
Poéticas da Reprodução: o espaço doméstico em Mother!, de Darren Aronofsky
PDF HTML
Edmundo Cordeiro
267-269
Cinema português e saúde mental: Clínica e estética — uma proposta de investigação
PDF HTML
Inês Xará, Filipe Lopes
270-276
Som, Corpo e Emoção no Cinema
PDF HTML
Alejandra del Barrio Cabello
277-284
El documental true crime español en las plataformas digitales (2016-2021): evolución y rasgos característicos
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Elahe Saberi
285-289
The Impact of Non-linear Narrative Structures on Better Character Development in Animated-short Movies
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
João Pedro Fernandes, Filipe Lopes
290-297
A influência da estatística na estruturação dos modos participativo e expositivo
PDF HTML
Fernando Moreno Suárez
298-303
El cine mexicano al final de la pandemia: Industria, nuevos hábitos de consumo, recortes presupuestales y políticas culturales
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Maroua Médini
304-308
Le renouveau du cinéma indépendant Tunisien “Dachra” du réalisateur Abdelhamid Bouchnak
PDF (Francês) HTML (Francês)
Caio Chaves Faria
309-314
The Sheik (1921), de George Melford: Uma fantasia oriental e racialidade
PDF HTML
Mariana Schwartz, Alfredo Taunay
315-322
Texturas visíveis em A Vida Invisível: uma análise da direção de arte
PDF HTML
José Francisco Serafim, Regina Gloria Andrade, Maria Natália Ramos, Maria Conceição Ramos
323-329
Vozes e Narrativas no Documentário Casa en Tierra Ajena
PDF HTML
Gordana Smudja
330-334
Western Myth
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
André Francisco
335-342
“Your choices are only as good as your options are”: o small-town noir em Little Woods (2018)
PDF HTML

Capítulo III _ Cinema - Comunicação

Maria Teresa Mattos de Moraes, Mariana Cordeiro de Souza, Bruna Sampaio Negrão Guimarães
344-349
Festivais audiovisuais como espaços de formação dentro das Universidade Públicas do Brasil - um estudo de caso do Festival ComuniCurtas
PDF HTML
Sílvia R. B. Pinto
350-354
O cinema como recurso para a desconstrução das práticas pedagógicas
PDF HTML
Sebastian Chisaba Rojas, Tatiana Sofia Lozano Brochero
355-361
Cine a la escuela: Acercamiento a un modelo para el fortalecimiento de la educación y alfabetización audiovisual
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Éverton de Moraes Kozenieski
362-366
Cinema, Teoria das Representações e a Produção do Espaço
PDF HTML
Chiara Gunella
367-372
Collaborative Filmmaking as a Tool for Decolonising Cinema. The Faire-Part Case Study
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Pedro Gandolla, Ana Paula Dantas Passos
373-385
ENCINE: uma prova de conceito de política pública para o audiovisual
PDF HTML
Teresa Maia e Carmo
386-393
Literacia fílmica com estudantes de multimédia no ensino superior: um estudo de caso
PDF HTML
Ricardo Braga Silva, José Alberto Rodrigues, Ivan Roberto Gouveia
394-401
Da conceção à implementação: Como a ‘Mostra Cinema Sem Conflitos’ inspirou a mudança nas escolas Açorianas
PDF HTML
Márcio Ribeiro
402-407
Da literatura à graphic novel e à linguagem cinematográfica: a transmidialidade em Deuses Americanos, de Neil Gaiman
PDF HTML
Pilar Orero, Sarah McDonagh
408-412
Green Film Production for All
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Gregorio Galvão de Albuquerque
413-417
“É você?”: a criação para si e para os outros
PDF HTML
Monica Rodrigues Klemz
418-421
Videoclipe oficial da Copa do Mundo do Catar - uma montagem cartográfica
PDF HTML
Hugo Paquete
422-432
OOO Sound Art and Technology as Speculative Realism
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
José Alejandro López Pérez
433-436
Aguas ultrajadas: resistencia indígena a la minería y su visibilización documental
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Vahid Rajabi, Afsaneh Nazeri, Samira Khodabakhshi
437-446
Perspectives of Intertextuality in Cinema, with Special References to the Work of Kristeva, Barthes, and Jenny: A Comparative Study
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Carol-Anne BAUDE
447-451
La connexité de l’architecture et du cinéma : Analyser et développer les relations de réciprocité.
PDF (Francês) HTML (Francês)
Chan Ka Lok Sobel
452-458
The Dynamic Aesthetics, Locality and Dehybrid Style of Hong Kong Cinema facing the Recovery of Post-Pandemic Period.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Moqadassa SARWARI, Abbas MOHAMMADI
459-468
The effect of cinema on human social behavior
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Isac dos Santos Pereira, Maria Ignes Carlos Magno
469-476
Os Monstros Que Me Assustam, os Assombros Que Me Alimentam: o Insólito e a Experiência do Maratonar Pelas Crianças e Jovens
PDF HTML
Noni Geiger, Marcos Martins
477-487
A imagem em movimento numa escola de design
PDF HTML
Mara João Cortesão
488-494
O espaço cénico como metáfora do ciclo de vida: análise do filme Carrossel
PDF HTML
Ivaldo Moreira, Paulo Bernardino Bastos
495-500
A linguagem sonora como qualidade narrativa no produto audiovisual
PDF HTML
Francisco Malta, Thiago Barboza
501-505
TRUE CRIME: Era uma vez um crime
PDF HTML