AVANCA | CINEMA 2022

AVANCA | CINEMA 2022

AVANCA | CINEMA 2022

N.º 13 (2022)

Revista online com 104 comunicações e livro impresso com 873 páginas com um total de 107 comunicações (ISSN: 2184-0520) de vários autores de diversos pontos do mundo, que refletem a Conferência Internacional AVANCA | CINEMA 2022 e reúnem comunicações científicas à volta do cinema.

Publicado em October 30, 2022

Capítulo I _ Cinema – Arte

Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner: do objeto primeiro às versões performativas de Fernando Lopes-Graça, Bernardo Sassetti, Filipe Raposo e Edward Luiz Ayres de Abreu
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a363
Veruza de Morais Ferreira, Maria Helena Braga e Vaz da Costa
Simbolismo e Hibridismo Estéticos em Jean-Luc Godard Adeus à Linguagem
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a364
Edmilson Forte Miranda Júnior
Cinema africano e imaginário decolonial: sobre Africanofuturismo no curta-metragem Afronauts
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a366
Alexandra Cruchinho, Catarina Rito, Luís Sanchez
Arte e moda na criação de figurinos para cinema
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a367
Keyla Andrea Santiago Oliveira, Talita Carla Farina
Cinzas no Pantanal (2021): questões socioambientais e educativas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a368
Ahmad Khoshniat
Bertolt Brecht’s Soul in the Body of Experimental Animation: Common Audiovisual Strategies between Epic Theatre and Robert Breer’s Short Animations
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a369
Isabelle Ingrid Freitas Rodrigues
ENTRE O PERFORMATIVO E O CAPTURADO NA CENA: processos criativos e de inovações na criação da videodança e peça Donna
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a370
Carolina Duarte Gonçalves Ramos, Miriam de Oliveira Gonçalves
Narrativas cinematográficas através do caminhar pelas paisagens urbanas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a371
Derya Yıldız
Cinematic Experience as Spatial Perception: Remembering the Remembrance
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a372
Marc Boumeester
Cinematic Perception and the Image by Proxy
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a373
Diego Alejandro Rodriguez Piña
Héroes Creativos a la sombra de la industria del comic
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a374
Maroua Médini
Crisis and literary adaptation: the case of the movie (The necklace and the bracelet 1986) of the Egyptian filmmaker Khairy Beshara
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a375
Lucía Pérez García
Drama or Comedy? Music for a Disaster Artist
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a376
Matheus Moreno dos Santos Camargo, Andreia Machado Oliveira
EFEMERA Imagem - Exibição AudioVisual FullDome
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a377
Wilson Oliveira da Silva Filho, Mariana Lucas de Almeida Fernandes, Argeu Luiz Duarte Glória, Francisco Malta
Cinema experimental e ecologia das mídias: Aproximações e extensões
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a378
Laura Brandão do Brasil, Eduarda Pereira de Paula, Mariana Cordeiro de Souza, Lucia Maria Pereira Bravo
Dos versos aos palcos e dos palcos às telas: O processo intertextual do filme “O Auto da Compadecida” (2000)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a379
Veronika Kleve, Paulo Bernardino Bastos
Eu Não Estou Aqui: diálogos com Agnés Varda
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a380
Dulce María Núñez Oseguera, Dulce María Núñez Oseguera
Listening to Otherness in Pedro Páramo (1967) by Carlos Velo. The self existence from the desires and memories of other.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a381
Paula Barata Dias
Lupinus Homo – Classical Mythology reshaping intergenerational and gender conflict in The Power of the Dog by Jane Campion (2021)
HTML (Inglês) PDF (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a382
Saleh Ghorbanian
Painting in Time: The Role of Painting in Andrei Tarkovsky’s Solaris
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a383
Sónia Carvalho, Paulo Bernardino Bastos
Corpo performativo e Psique. Aproximações aos métodos de investigação transdisciplinares: psicologia transpessoal e performance-ritual.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a384
José Alejandro López Pérez
Projections of the Absent: A Critique to the Artistic Ways of Displaying the Forced Disappearance (An Analysis of Geometry of the Conscience by Alfredo Jaar)
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a385
Edward Slopek
Shutter/Shudder to Think: Cinema after Cage
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a386
Ricardo Tsutomu Matsuzawa, Eduardo Vicente
As canções em Arábia: Ouvindo o próprio coração
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a387
Rodrigo Coelho Pierre Lira
Imagens Sobreviventes: uma análise de Édipo Rei (1967), de Pier Paolo Pasolini
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a388
Abbas MOHAMMADI
The aesthetics of light in Afghan Cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a389
Walmir Barguil Pavam
A linguagem do amadurecimento em Deslembro, de Flávia Castro
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a390
Nicoleta Călina, Cristiana Călina
The long life of Carlo Collodi’s puppet between literature and cinema. Pinocchio: short excursus through screen adaptations and performances
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a391
Leonardo Augusto de Jesus
A imagem-movimento sob palimpsestos visuais nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a392
Gisele Filippetto
O Papel da Música no Documentário “Miles Davis: Birth of the Cool”
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a393
André Araújo, Graça Magalhães, Pedro Bessa
A formação simbólica do arquivo mineiro: som e imagem enquanto veículo da memória
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a394
Andrew Vallance
Work of Memory
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a395

Capítulo II _ Cinema - Cinema

Natália Queiroz de Oliveira Souto
Alteridade, Dialogismo e Polifonia através do filme Encanto
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a396
Marcus Vinicius Azevedo de Mesquita, Edileuza Penha de Souza
Ancestralidade e identidade em Negrum3 - Uma pedagogia negra acerca de gênero e de sexualidade
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a397
José Duarte
Dos Regressos
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a398
Rosário Santana, Helena Maria da Silva Santana
Entre a ficção e a realidade: o caso particular da curta-metragem “Bugs and Daffy’s Carnival of the Animals by Camille Saint-Saëns” (1976) de Chuck Jones
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a399
Edileuza Penha de Souza
Café com canela e a edificação do afeto no Cinema Negro Feminino
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a400
Deirdre O’Toole, Tobias Frühmorgen, Érica Faleiro Rodrigues
Collaborative International Student Filmmaking – Establishing Joint Filmmaking Practices within FilmEU
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a401
Patrícia Cardoso D’Abreu, João Ximenes Braga
Biografia comunicacional e usurpação da autoria na televisão brasileira: um estudo de caso sobre Babilônia, última novela de Gilberto Braga
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a402
Katrin Pieper
Filmes cortados e legendas manipuladas: A censura de filmes estrangeiros durante o Estado Novo
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a403
Claudia Adrianzen Lapouble
Cineastas expatriados, filmes (trans)nacionais? : o caso de dois cineastas latino-américanos na Europa
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a404
Jose Francisco Serafim, Regina Gloria Andrade , Natalia Ramos
Ficções do real no documentário Era o Hotel Cambridge - Eliana Caffé (2016)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a405
Yorgos Drosos , Stella Klimatsaki
Flesh and Blood: Generic Monstrosities in Contemporary Greek Film
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a406
Roberta Veiga
Formas de Insubordinação Cinematográfica aos Mitos da Maternidade: método, pesquisa e inventário
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a407
Giulianna Nogueira Ronna, Cristiane Freitas Gutfreind
Imagens por vir: a reinscrição política no documentário Brasileiro contemporâneo.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a408
André Francisco
“It’s hard to say whether that idea is really hers”: a tecnologia como elemento disruptor de identidade em Possessor (2020)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a409
Beatriz Alcici
Encontros e Desencontros: Imagens do “deslugar” no cinema contemporâneo
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a410
Pâmela Eurídice da Silva Beleza Baltazar, Selda Vale da Costa
Perspectivas: uma excursão pelo cinema feito por mulheres no Amazonas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a411
Lina Cirino, Angelita Bogado
Recôncavo da Bahia e as imagens sem fim: corpo coletivo, afeto e futuro
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a412
Karine Chevalier
Reframing violence in Corsica : cinema as mask and mirror
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a413
Julio Vallejo Herán
The confusion between person and character in Cravan vs Cravan (Lacuesta, 2002)
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a414
Cassia Cassitas
A construção do feminino no audiovisual As Horas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a415
Angélica Marques Coutinho
A experiência da inclusão: o primeiro edital de longa-metragem com cotas de gênero e raça na Agência Nacional do Cinema do Brasil
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a416
Ariani dos Santos Fontes
“A Dama de Shanghai”: Investigações sobre o Cinema Noir
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a417
Liliana Rosa
Os limites da representação da violência em Benny’s Video (1992) e Brincadeiras Perigosas (1997), de Michael Haneke
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a418
Marcela Negro, Javier Olarte
The montage cinema and the narrative structure, strengths for the story progression.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a419
Francisco Malta, Fernanda Ribeiro, Renan Oliveira, Stella Nemer, Wilson Oliveira
Efeitos Visuais e Softwares: O Cinema da Nova Geração
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a420

Capítulo III _ Cinema - Comunicação

Cristian Avello Cancino
Uma câmera-flecha; mobilizações, cosmopolítica e modos de aldear o cinema
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a421
Francisca Tinoco
A Very Queer Riddle: Breaking Down Hollywood’s Queerbaiting Problem
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a422
Gabriela Santos Alves, Karolyne Mendes Gomes, Rosane Vasconcelos Zanotti
Pertencimento e (sobre)vivência nas cidades: análise do documentário Chega de Fiu Fiu (2018), de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a423
Pâmela Peregrino da Cruz, Erlane Rosa dos Santos, Filip de Souza Couto, Jhonatan Almeida de Sousa
Cinema Negro de Animação e processos educativos afrocentrados
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a424
Pâmela Peregrino , Edileuza Penha de Souza
Cinema Negro de Animação e os Encantos do curta “Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas”
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a425
Filomena Antunes Sobral
Desafios da televisão no século XXI
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a426
Marcello Zeppi, Federica Dellepiane
Cinema and communication in the Montecatini Community
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a427
Sílvia R. B. Pinto
Comunicação feita a partir de uma animação de sombras
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a428
Jorge Calvo Martín, Francisco García García
Critical Success: The narrative weight of chance in TTRPG based shows (actual play)
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a429
Arthur Felipe de Oliveira Fiel, Patrícia Cardoso D’ABREU
A animação experimental infantil no combate às fake news sobre o coronavírus: o lúdico como estratégia da verdade
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a430
Kristian Feigelson
Images industry in East Asia : beyond the borders
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a431
Marcella Suarez Di Santo, Matheus dos Santos Silva
A Educação Matemática no Cinema
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a432
José Estevão Favaro, Carolina Riguera Locoselli
Cinema em tempos de Covid - esperanças e desesperanças do meio e do público brasileiro.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a433
Ludmyla Alencar Ferreira Galdino, Fabrícia Teixeira Borges
Nausicaä: a heroína que não segue o Caminho do Herói
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a434
Miguel Neta, Pedro Félix, Teresa Carvalho
Novas perspectivas para uma abordagem interdisciplinar do cinema na escola.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a435
Rosa Schrott, Marcela Negro
On the teaching and learning of audiovisual writing
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a436
David Wall
“Paging Dr. Freud!” Theorizing John Boorman’s Zardoz.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a437
Carlos Mauricio Gómez
Society, segregation and freedom: The transformation of the female image in Iranian cinema
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a438
Pedro Alves da Veiga
The Cinematic Selfie: Questioning the Self through Generative Art
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a439
José Antonio Martinuzzo
A pandemia da Covid-19 e a constituição de uma audiovisualidade perversa
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a440
Marcos De Bona de Carvalho
Biografias em Vertigem: As Trajetórias de Petra Costa e Leni Riefenstahl
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a441
Juliana Lopes da Silva, Edileuza Penha de Souza
O ensino remoto emergencial do audiovisual: relato de experiência do Instituto Federal de Brasília - Campus Recanto das Emas (DF / Brasil)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a442
Verônica Valério Santos
Matrix e o Mito do Herói: abordagens críticas sobre a escola contemporânea
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a443
Laila Thaise Batista de Oliveira, Luciana Oliveira Vieira, Naira Évine Pereira Soares
Espaço-Quilombo: Notas sobre mostras e festivais de Cinema Negro no Nordeste Brasileiro
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a444
Gregorio Albuquerque
Pensar pela imagem: educação audiovisual pela perspectiva cultural, política e pedagógica
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a445

Capítulo IV _ Cinema - Tecnologia

Manuel Siabato
360° cinéma montage versus immersive notion: Sam Esmail and the sensory experimentation in Mr. Robot series.
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a446
Filipe Pires, Rui Silva, Rui Raposo
A Survey on Virtual Production and the Future of Compositing Technologies
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a447
Luiz Philipe Fassarella Pereira, Rodrigo Octavio D’ Azevedo Carreiro
Cinema, realidade e tecnologia em convergência
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a448
Eusebio Alonso-García, Sara Pérez-Barreiro, Iván Rincón-Borrego
Cinematographic ecosystem of the city and transfer with new technologies.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a449
João Ventura, Vítor Quelhas
Contributo da comunicação visual na simbiose entre espaço e tecnologia: o caso Zora
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a450
Sheila García-Muñoz Vizcaíno
Creative subtitling as an accessibility tool for children with hearing impairment
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a451
Luiza Moreira Heinzelmann, Mônica Stein
Concepção de uma história em quadrinhos digital em orientação vertical com inserção de animações.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a452
Lilian Cristina Monteiro França
Do Flash ao Klynt: a padronização algorítmica da narrativa no Webdocumentário
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a453
Maria Valentina Fandiño
From the maloca to the screen. Narrative connections between the oral tradition of Múrui-Muina amazonian community and interactive audiovisual content.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a454
Alexandre Catarino Oliveira Martins
Memórias em movimento: a criação de videoarte através do arquétipo antropológico e dos modelos a/r/tográfico e a/r/cográfico
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a455
Fabiane Urquhart Duarte , Andreia Machado Oliveira
Poética do Tempo: sobre o desgaste e a apropriação de materiais fotossensíveis
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a456
María del Mar Ogea Pozo
Raising awareness and teaching accessibility: a didactic experiment in the audiovisual translation classroom based on audio description
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a457
Cecilia Salles, Samir Cheida
Montagem audiovisual transmidiática: uma reflexão sobre a montagem e o processo de criação da série The Walking Dead
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a458
Eduardo Nespoli
Vestígios: uma exploração arqueológica de signos e ruídos em uma obra de live cinema
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a459
Büşra Kara
Woman and Home in 1980s Turkish Cinema: A Relational Reading Through Atıf Yılmaz’s Films
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a460

Capítulo V _ Convidados

José da Silva Ribeiro
Cinema na escola e para além da escola
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a461
Marcelo Tannure, Gustavo Rodrigues Corrêa, João Victor Boechat Gomide
Comparação de estratégias de render em um curta-metragem de animação
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a462
Narce Dalia Ruiz Guzmán
Ecological Cinema with best practices and reducing environmental impact
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a463
Regis Frota Araújo
Direito e psicanálise no livro de Dostoievski “Os irmãos Karamazóv”.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a464
Anabela Branco de Oliveira, Felipe Muanis
Funeral de Estado (Sergei Loznitsa, 2019): o funeral do documentário
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a465
Patrícia Dourado , Mirian Tavares
Escrever e reescrever: práticas de roteiro de Anna Muylaert em Que horas ela volta?
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a466

Capítulo VI _ CIAC

Mirian Tavares, Bruno Mendes da Silva, Jorge Carrega, Ana Isabel Soares, Patricia Dourado, Susana Costa, António Costa Valente
Cinema e Média Arte no CIAC
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2022.a467