Capítulo VI _ CIAC
Cinema e Média Arte no CIAC
Resumo
Criado em 2008, o CIAC é uma unidade de investigação avaliada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Congrega investigadores da Universidade do Algarve (instituição de acolhimento), da Escola Superior de Teatro e Cinema (Instituto Politécnico de Lisboa), do Instituto Superior da Maia, do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas e da Universidade Aberta.
Esta Unidade de I&D tem vindo a desenvolver investigação inovadora na área dos estudos artísticos (artes visuais, cinema, teatro) e culturais, da comunicação e, mais recentemente, dos estudos literários (arquivos digitais, edições críticas digitais). Tem por objetivos desenvolver investigação aplicada e redes de investigação em artes e comunicação, assim como implementar laboratórios de criação artística nas áreas do Teatro, Cinema e outras artes, nomeadamente na região do Mediterrâneo.
Recentemente, uma dezena de investigadores doutorados do CIAC, criaram o Grupo de Trabalho em Estudos Fílmicos, coordenado por Jorge Carrega. Organizado em 3 linhas de pesquisa: “História (s) do Cinema em Portugal”; “Cinema(s) do Mediterrâneo” e “Cinema e outras Artes”, este Grupo de Trabalho procura estimular a produção científica em torno da 7ª arte e contribuir para a disseminação do conhecimento produzido no CIAC, através do desenvolvimento de projetos de investigação, organização de eventos de cariz científico, e organização de publicações científicas, assim como o estabelecimento de parcerias com instituições culturais e educativas ao nível local e nacional.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.