AVANCA | CINEMA 2019

AVANCA | CINEMA 2019

AVANCA | CINEMA 2019

Núm. 10 (2019)

Revista en línea con 85 comunicaciones y libro impreso con 807 páginas con un total de 117 comunicaciones (ISSN: 2184-0520) de varios autores de diferentes partes del mundo, que reflejan la Conferencia Internacional AVANCA | CINEMA 2019 y reúne comunicaciones científicas alrededor del cine.

Publicado October 30, 2019

Capítulo I _ Cine - Arte

Miriams de Oliveira Gonçalves
A cidade e a paisagem urbana como personagem de cinema a visão de uma urbanista e cinéfila aprendiz
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.1
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
A composição de imaginários assombrosos pelo sonoro único proposto nos filmes de animação de Fernando Cortizo
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.2
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
A delineação e concretização dos conteúdos imagéticos em The Death of an Owl (2012) e No Green No Blue (2012) de Marta Alvim através de um sonoro de autor
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.3
António Cardoso
Arte interativa: quem é o autor e onde está o espectador?
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.4
Frederico Dinis
Articulação sonora e visual em performances intermédia site-specific
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.5
Maria Fátima Nunes, Carlos Miguel Rodrigues
Cinema e pintura em diálogo
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.6
Glaucia Davino, Victor Henrique Cruz Russo
Crítica ou conversa? Youtubers e a crítica cinematográfica contemporânea.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.7
Cláudia Marisa
Dançamos? A construção do par dançante.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.8
Jackie Calderwood, Rachael Till, Vytautas Vasiliauskas
Developing a Co-Creative Methodology of Narrative Artwork Production for the BEACONING Platform Metagame.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.9
Abigail Davies
Developing new Deaf screenwriting talent.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.10
Mariano García Plaza, Marisa Víctor Crespo, Jesús Ramé López
Educar la mirada: Un proyecto de creación audiovisual para sujetos no productivos.
PDF HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.11
Jesús Ramé López
La estética modal como herramienta de análisis cinematográfico.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.12
Ludmila Constantino da Silva Queirós, Paulo Bernardino Bastos
"Na ombreira da porta”: Intersecções para a construção poética de música visual.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.13
Cibele Saque
Na perspetiva do movimento cinematográfico: ‘Desenhando uma linha de paisagem’.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.14
Mayara Fior Oliveira
Narrativa e discurso através da “Montagem” fotográfica.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.15
José Pedro Regatão
O Fascínio do Cinema na Arte Pública: entre a Ficção e a Realidade.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.16
Cristianne de Sá , Paulo Bernardino Bastos
O meu corpo em perceção: uma relação com a câmara e com o ato de ser fotografada.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.17
Mariana Ramos e Silva, Vítor Quelhas
Revivalismo dos Cartazes de Cinema de 1946–1951.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.18
Alexandra Canaveira de Campos
Show and/or tell: what is the role of historical dance in period cinema? And what memory of the history of dance are we left with?
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.19
Nélia Lúcia Fonseca
Sobre Educação, Arte e Vídeoarte: rupturas, resiliência e práticas de ensino/aprendizagem na sala de aula.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.20
Paulo Alexandre e Castro
The end of cinema as we know it.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.21
Rita Vilhena
Turning Backs - O espectador está presente?
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.22

Capítulo II _ Cine - Cine

Francisco Malta
A criação do personagem cinebiográfico para o cinema: os desafios do roteirista para criar ou recriar.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.23
Josep Torelló Oliver, Jaume Duran Castells
Análisis práctico de la obra de Pere Portabella (1967-1976): la subversión de la Manera de Representación Institucional a través de la música
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.83
Gilmar Santana
Cinema documental contemporâneo, técnica e sociedade: Implicações sociológicas e culturais.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.24
José Francisco Serafim, Natália Ramos
Cinema documentário, memória, política e exílio. Vivências no feminino.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.25
Denise Machado Cardoso, Alessandro Ricardo Pinto Campos
Cinema Juvenil e Produção Audiovisual em Melgaço do Marajó: Experiências Compartilhadas.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.26
Michelle Sales
Cinema negro português.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.27
Marta Fiolić
Cinematizing agenda – visualizing change
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.28
Bárbara Caffarel Rodríguez
Del sistema de Stanislavski al método Strasberg: aproximación teórica, análisis y críticas a ambos sistemas.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.29
Oscar Canalís Hernández
El Cine y la Villa Malaparte de Capri.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.30
Nuno Tudela
Escrita de argumento com atores: uma prática experimental em análise.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.31
Juan Francisco Celín Robalino
Estudo das funções narrativas e estilísticas de sombras e sons nos filmes de influência expressionista O anjo azul e M – o vampiro de Düsseldorf.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.32
Sandra Straccialano Coelho
Experiências migrantes no documentário Latino Americano em 1a. pessoa: algumas abordagens metodológicas.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.33
Alessandro Ricardo Pinto Campos
"Faz um filme com a gente, pra gente mostrar para os parentes”: A cultura do povo Ka’apor acionada pelo cinema.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.34
Fausto Cruchinho
Fora de campo e Campo sonoro em Cinema
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.35
Pedro Afonso, José Alberto Pinheiro
Fritz Lang: o Mundo pelo monóculo do Modernismo.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.36
Javier Venturi
La retórica rusófoba y anglófoba del régimen franquista en las películas Murió hace quince años, Rapsodia de sangre, y La mujer que vino del mar.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.37
Elis Crokidakis Castro, Luís Antônio Monteiro Campos
No cinema de Woody Allen os sujeitos pós-modernos com suas neuroses nas cidades de Nova York, Barcelona e Paris.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.38
José Duarte
O caminho da contemplação: para Além da Estrada, de Charly Braun
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.39
Veronica Miranda Damasceno
O cristal em decomposição em Morte em Veneza de Luchino Visconti.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.40
Mayara Fior Oliveira
O faux raccord e a montagem discursiva: O que é faux raccord?
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.41
Eliane Gordeeff, João Paulo Queiroz
O Imaginarium Diegético na Animação e no Cinema: a representação de momentos de sonho, memória, devaneio e psicadelia no Audiovisual.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.42
Sérgio Bordalo e Sá
O mar e os pescadores ou a ténue fronteira entre a realidade e a ficção no cinema de Leitão de Barros.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.43
Denise Costa Lopes
O transcinema de Lúcia Murat. Memórias dos anos 70 por meio da imersão e da coautoria com o espectador
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.44
Daniel Brandão, Pedro Mota Teixeira, António Ferreira, Paulo Korpys
O valor documental do quotidiano: uma leitura histórica.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.45
António Costa
One film, three visions.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.46
Marín Ramos Rubén
Pautas y restricciones en el cine de no ficción contemporáneo.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.47
Deirdre O’Toole
Plot vs Emplotment - Testing the narrative concepts of aesthetics and authenticity in the documentary short Far Away Land.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.48
Rafael de Souza Barbosa
Questões metanarrativas no documentário de arquivo: o ato de extrair a natureza do material pelas imagens
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.49
Maria do Céu Martins Monteiro Marques
Representações da Cultura Oriental e Ocidental em Amor e Dedinhos de Pé.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.50
Fernando Moreno Suárez
Roma y Netflix: ganando premios y rompiendo reglas.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.51
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
Second person narrative in War Documentaries.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.52
Amanda Mansur Custódio Nogueira
Suspensão narrativa e fluxo temporal. A experiência musical em Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.53
Edmundo Cordeiro
The elevator scene in ‘Horse Money’: the sound-image.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.54
Manuel Bernardo Cabral
Uma possível leitura do universo fordiano em “O Homem que Matou Liberty Valance”.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.55
Luís Proença
Voices of Justice in Non-Fiction Films and in Christianity.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.56
Luciana de Almeida Pereira Jordão
Walter White/Heisenberg: construção da personagem em Breaking Bad.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.57

Capítulo III _ Cine - Comunicación

Mônica Mourão
A verdade da direita: a produção audiovisual de memória sobre a ditadura de 1964.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.58
Luiz Carlos de Sá Campos
Cinema e Educação na construção da identidade: a partir dos discursos do cotidiano escolar.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.59
Teresa Maia e Carmo
Do cinema à análise do discurso dos media.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.60
José Estevão Favaro
Entretenimento: o crescimento da mídia cinema no Brasil.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.61
Maria Zozaya-Montes, Nicola Schiavottiello
Heritales 2017 - Beyond the academia. Re-thinking Heritage trough cinema and others art forms.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.62
Moghadaseh Rouhi Ardeshiri
Menswear, a fashion trend for women in the 1970s (How sociopolitical events of the 1970’s result in the projection of menswear for women in the movie Annie Hall)
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.63
Paulo Korpys, Pedro Mota Teixeira, Daniel Brandão, António Ferreira
O Gif animado de reação e o processo de descontextualização.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.64
Marco Sironi, Nicolò Ceccarelli
Prison Views: Rethinking the Moving Image in the era of transmedia communication.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.65
Carlos Pantaleón Panaro
Un recorrido real por la Viena del filme El Tercer Hombre.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.66

Capítulo IV _ Cine - Tecnología

Francisco Malta, Fernando Rodrigues, Renan Oliveira
Bandersnatch: o mundo virtual e a realidade na interatividade do cinema.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.67
Sónia de Almeida Ferreira, Sara Santos, Pedro Manuel do Espírito Santo
Bohemian Rhapsody: efeitos da atribuição de prémios cinematográficos no envolvimento no Facebook.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.68
João Ribeiro, Vítor Quelhas
Criação de narrativa num cartaz através de animação.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.69
Juan José Domínguez López
La problemática de los códecs en la edición y la distribución del audiovisual.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.70
Ana Perfeito, Bruno Mendes Silva
Moda Vestra - um espetáculo de cinema ao vivo sobre o Algarve.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.71
Wilson Oliveira Filho , Gabriel Linhares Falcão, Francisco Malta, Márcia Cristina da Silva Sousa
O escuro tem sua casa: O retorno à sala de exibição como resposta as novas tecnologias de imersão.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.72
Luis Fernando Medina Cardona
The Amphibian Filmmaker: A new evolutionary species In the time of the Post-truth.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.73
Kurtuluş Özgen
The impact of drones in documentary filmmaking: Renaissance of aerial shot.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.74
José Miguel Dos Santos Silva, Vítor Quelhas
Uma Lide de Cartazes.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.75

Capítulo V _ Invitados

José da Silva Ribeiro
De maio 68 a abril de 1969 imaginários de revoluções no cinema.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.76
Alfonso Palazón Meseguer, Juan Manuel Díaz
El silencio de los recuerdos: de la imagen doméstica a la imagen documental.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.77
Gloria Gómez-Escalonilla
Hablando de cine, el papel de las revistas cinematográficas.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.78
Bruno Mendes da Silva, Mirian Tavares, Rui António, Susana Costa, Paula Monteiro, António Araujo
Insights about an interactive film installation.
PDF (Inglés) HTML (Inglés)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.84
Anabela Dinis Branco de Oliveira
Manoel de Oliveira: a inevitabilidade da memória
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.79
Régis Frota Araújo
O Abismo e o Cinema moderno: Não seria só o apocalipse quem poderia nos libertar?
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.85
Narce Dalia Ruiz Guzmán, Nuria Lloret Romero, António Costa Valente
Plataformas de creación colaborativa en el audiovisual.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.80
Fernanda Sousa Oliveira, José da Silva Ribeiro
Retrato falado, Criminoso e Cinema.
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.81
Maria Eugénia Pereira
Sophia de Mello Breyner de Andresen na poesia de cinema de João César Monteiro
PDF (Portugués) HTML (Portugués)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.82