Editorial | Índice 2019

Resumo

Título: Avanca | Cinema 2019
Director da Publicação | Coordenação: António Costa Valente
Editores | Paginação: António Osório e Sérgio Reis
Design da capa: Pedro Oliveira
Edições Cine-Clube de Avanca, 2019
Número de Referência: ISSN 2184-4682

AVANCA | CINEMA 2019

Um ponto de encontro é sempre mais reconhecido e presente, quando o tempo marca um número que parece limitar uma etapa.
Em 2019, numa conferência que tem na investigação em cinema a sua razão nuclear, celebramos a 10ª edição.
Tendo sido a primeira conferência científica a acontecer em conjugação com um festival de cinema, a AVANCA | CINEMA e o 23º Festival AVANCA 2019 oferecem um ambiente único e um programa diverso que passa pelas sessões de cinema, os workshops, as apresentações de livros, as exposições e sempre os acontecimentos paralelos a descobrir.
A revisão duplamente cega procura assegurar, edição após edição, a qualidade e a originalidade dos trabalhos escolhidos.
A AVANCA | CINEMA é um ponto de encontro para os investigadores que pretendem divulgar e partilhar as suas investigações académicas.
São 5 dias de cinema e muitos cruzamentos... nos olhares que se encontram por Avanca, num Portugal em pleno verão.
AVANCA | CINEMA 2019, um lugar para questionar / debater cinema.

Prémio Eng.º Fernando Gonçalves Lavrador

Em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, cuja obra é fundamental e universal, a AVANCA | CINEMA criou em 2010 o Prémio Eng.º Fernando Gonçalves Lavrador, procurando distinguir a melhor comunicação presente na Conferência.

Em 2019, um Júri Internacional constituído por:

  • Manuela Penafria – Universidade da Beira Interior (Portugal);
  • Cláudia Vaz – Universidade de Lisboa (Portugal);
  • Denise Machado Cardoso – Universidade Federal do Pará (Brasil);
  • Gloria Gómez-Escalonilla Moreno – Universidad Rey Juan Carlos (Espanha);
  • José da Silva Ribeiro – Universidade Federal da Goiás (Brasil);
  • Mari Mäkiranta – University of Lapland (Finlândia).

Distinguiu a seguinte comunicação:
“A delineação e concretização dos conteúdos imagéticos em The Death of an Owl (2012) e No Green No Blue (2012) de Marta Alvim através de um sonoro de autor”
de Helena Maria da Silva Santana e Maria do Rosário da Silva Santana, INET-md, Universidade de Aveiro (Portugal)

A Comissão Organizadora presta um justo agradecimento a todos os conferencistas participantes, membros do Júri, família do Eng.º Fernando Gonçalves Lavrador e à entidade patrocinadora da distinção, cujos contributos foram decisivos para a relevância social, artística, cultural e científica que se viveu durante todo o evento.
Muito obrigado.
AVANCA | CINEMA

Comissão Científica AVANCA | CINEMA 2019:

  • Prof. Dr. Abílio Hernandez - Universidade de Coimbra – Portugal
  • Prof. Dr. Alessandro Griffini - ENEA – Itália
  • Prof. Dr. Alfonso Palazón Meseguer - Universidad Rey Juan Carlos – Espanha
  • Profa. Dra. Alice Fátima Martins - Universidade Federal de Goiás – Brasil
  • Profa. Dra. Anabela Branco Oliveira - UTAD – Portugal
  • Prof. Dr. Aníbal Lemos – IADE / Universidade Europeia – Portugal
  • Profa. Dra. Anne Démy-Gerde – Griffith University – Austrália
  • Prof. Dr. António Abreu Freire – CLEPUL - Universidade de Lisboa – Portugal
  • Prof. Dr. António Costa Valente - Universidade de Aveiro/UTAD/ESAP – Portugal
  • Prof. Dr. António Pedro Pita - Universidade de Coimbra – Portugal
  • Profa. Dra. Beatriz Legerén - Universidade de Vigo – Espanha
  • Prof. Dr. Bienvenido Léon - Universidad de Navarra – Espanha
  • Profa. Dra. Carmen Peña Ardid - Universidad de Zaragoza – Espanha
  • Profa. Dra. Carla Freire - ESECS – Portugal
  • Prof. Dr. Carlos Fragateiro – Universidade de Aveiro – Portugal
  • Profa. Dra. Christine Escallier – Universidade da Madeira – Portugal
  • Profa. Dra. Conceição Lopes - Universidade de Aveiro – Portugal
  • Profa. Dra. Denize Araújo – Universidade Tuiuti do Paraná – Brasil
  • Prof. Dr. Farshad Fereshteh Hekmat - University of Tehran – Irão
  • Profa. Dra. Gloria Gómez-Escalonilla Moreno - Universidad Rey Juan Carlos – Espanha
  • Profa. Dra. Ivelise Perniola – Roma Tre University – Itália
  • Prof. Dr. Javier Olarte - Universidad Nacional de Colombia – Colômbia
  • Prof. Dr. João Victor Boechat Gomide - Universidade FUMEC – Brasil
  • Prof. Dr. Jochen Dietrich - Gymnasium Stift Keppel, Hilchenbach – Alemanha
  • Prof. Dr. Jorge Seabra - Universidade de Coimbra – Portugal
  • Prof. Dr. José Ribeiro - Universidade Federal de Goiás – Brasil
  • Profa. Dra. Josélia Neves – Hamad bin Khalifa University – Emirados Árabes Unidos
  • Prof. Dr. Kajingulu Somwe Mubenga - National Pedagogy University – Congo
  • Profa. Dra. Lídia Oliveira Silva – Universidade de Aveiro – Portugal
  • Profa. Dra. Lien Fan Shen - The University of Utah – EUA
  • Prof. Dr. Manuel Salvador Lima - Universidade dos Açores – Portugal
  • Profa. Dra. Manuela Penafria - Universidade da Beira Interior – Portugal
  • Prof. Dr. Marc Rigaudis - United States International University – Quénia
  • Profa. Dra. Mari Mäkiranta – University of Lapland – Finlândia
  • Profa. Dra. Marta Varzim - ESAD - Portugal
  • Profa. Dra. Maria Eugénia Pereira - Universidade de Aveiro - Portugal
  • Profa. Dra. Mirian Tavares - Universidade do Algarve – Portugal
  • Prof. Dr. Nuno Fragata – IPL - ESAD – Portugal
  • Prof. Dr. Paulo Bernardino - Universidade de Aveiro – Portugal
  • Prof. Dr. Régis Frota Araújo - Universidade Federal do Ceará – Brasil
  • Profa. Dra. Rosa Oliveira - Universidade de Aveiro – Portugal
  • Profa. Dra. Rosemary Mountain - Concordia University – Canadá
  • Profa. Dra. Sally Shafto – Sarah Lawrence College – EUA
  • Prof. Dr. Wai Luk Lo - Hong Kong Baptist University - Hong Kong
  • Prof. Dr. Yen-Jung Chang - National University of Taiwan – Taiwan
  • Profa. Dra. Yumiko Mizusawa - Keio University – Japão

ÍNDICE

Capítulo I
Cinema – Arte

Capítulo II
Cinema – Cinema

Capítulo III
Cinema – Comunicação

Capítulo IV
Cinema – Tecnologia

Capítulo V
Convidados

PDF
Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.

Direitos de Autor (c) 2019 AVANCA | CINEMA