AVANCA | CINEMA 2019

AVANCA | CINEMA 2019

AVANCA | CINEMA 2019

No. 10 (2019)

Online Journal with 85 communications and printed book with 807 pages with a total of 117 communications (ISSN: 2184-0520) from various authors from different parts of the world, which reflect the International Conference AVANCA | CINEMA 2019 and gather scientific communications around the cinema.

Published October 30, 2019

Chapter I _ Cinema - Art

Miriams de Oliveira Gonçalves
A cidade e a paisagem urbana como personagem de cinema a visão de uma urbanista e cinéfila aprendiz
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.1
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
A composição de imaginários assombrosos pelo sonoro único proposto nos filmes de animação de Fernando Cortizo
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.2
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
A delineação e concretização dos conteúdos imagéticos em The Death of an Owl (2012) e No Green No Blue (2012) de Marta Alvim através de um sonoro de autor
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.3
António Cardoso
Arte interativa: quem é o autor e onde está o espectador?
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.4
Frederico Dinis
Articulação sonora e visual em performances intermédia site-specific
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.5
Maria Fátima Nunes, Carlos Miguel Rodrigues
Cinema e pintura em diálogo
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.6
Glaucia Davino, Victor Henrique Cruz Russo
Crítica ou conversa? Youtubers e a crítica cinematográfica contemporânea.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.7
Cláudia Marisa
Dançamos? A construção do par dançante.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.8
Jackie Calderwood, Rachael Till, Vytautas Vasiliauskas
Developing a Co-Creative Methodology of Narrative Artwork Production for the BEACONING Platform Metagame.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.9
Abigail Davies
Developing new Deaf screenwriting talent.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.10
Mariano García Plaza, Marisa Víctor Crespo, Jesús Ramé López
Educar la mirada: Un proyecto de creación audiovisual para sujetos no productivos.
PDF (Spanish) HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.11
Jesús Ramé López
La estética modal como herramienta de análisis cinematográfico.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.12
Ludmila Constantino da Silva Queirós, Paulo Bernardino Bastos
"Na ombreira da porta”: Intersecções para a construção poética de música visual.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.13
Cibele Saque
Na perspetiva do movimento cinematográfico: ‘Desenhando uma linha de paisagem’.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.14
Mayara Fior Oliveira
Narrativa e discurso através da “Montagem” fotográfica.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.15
José Pedro Regatão
O Fascínio do Cinema na Arte Pública: entre a Ficção e a Realidade.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.16
Cristianne de Sá , Paulo Bernardino Bastos
O meu corpo em perceção: uma relação com a câmara e com o ato de ser fotografada.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.17
Mariana Ramos e Silva, Vítor Quelhas
Revivalismo dos Cartazes de Cinema de 1946–1951.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.18
Alexandra Canaveira de Campos
Show and/or tell: what is the role of historical dance in period cinema? And what memory of the history of dance are we left with?
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.19
Nélia Lúcia Fonseca
Sobre Educação, Arte e Vídeoarte: rupturas, resiliência e práticas de ensino/aprendizagem na sala de aula.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.20
Paulo Alexandre e Castro
The end of cinema as we know it.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.21
Rita Vilhena
Turning Backs - O espectador está presente?
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.22

Chapter II _ Cinema - Cinema

Francisco Malta
A criação do personagem cinebiográfico para o cinema: os desafios do roteirista para criar ou recriar.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.23
Josep Torelló Oliver, Jaume Duran Castells
Análisis práctico de la obra de Pere Portabella (1967-1976): la subversión de la Manera de Representación Institucional a través de la música
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.83
Gilmar Santana
Cinema documental contemporâneo, técnica e sociedade: Implicações sociológicas e culturais.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.24
José Francisco Serafim, Natália Ramos
Cinema documentário, memória, política e exílio. Vivências no feminino.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.25
Denise Machado Cardoso, Alessandro Ricardo Pinto Campos
Cinema Juvenil e Produção Audiovisual em Melgaço do Marajó: Experiências Compartilhadas.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.26
Michelle Sales
Cinema negro português.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.27
Marta Fiolić
Cinematizing agenda – visualizing change
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.28
Bárbara Caffarel Rodríguez
Del sistema de Stanislavski al método Strasberg: aproximación teórica, análisis y críticas a ambos sistemas.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.29
Oscar Canalís Hernández
El Cine y la Villa Malaparte de Capri.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.30
Nuno Tudela
Escrita de argumento com atores: uma prática experimental em análise.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.31
Juan Francisco Celín Robalino
Estudo das funções narrativas e estilísticas de sombras e sons nos filmes de influência expressionista O anjo azul e M – o vampiro de Düsseldorf.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.32
Sandra Straccialano Coelho
Experiências migrantes no documentário Latino Americano em 1a. pessoa: algumas abordagens metodológicas.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.33
Alessandro Ricardo Pinto Campos
"Faz um filme com a gente, pra gente mostrar para os parentes”: A cultura do povo Ka’apor acionada pelo cinema.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.34
Fausto Cruchinho
Fora de campo e Campo sonoro em Cinema
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.35
Pedro Afonso, José Alberto Pinheiro
Fritz Lang: o Mundo pelo monóculo do Modernismo.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.36
Javier Venturi
La retórica rusófoba y anglófoba del régimen franquista en las películas Murió hace quince años, Rapsodia de sangre, y La mujer que vino del mar.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.37
Elis Crokidakis Castro, Luís Antônio Monteiro Campos
No cinema de Woody Allen os sujeitos pós-modernos com suas neuroses nas cidades de Nova York, Barcelona e Paris.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.38
José Duarte
O caminho da contemplação: para Além da Estrada, de Charly Braun
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.39
Veronica Miranda Damasceno
O cristal em decomposição em Morte em Veneza de Luchino Visconti.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.40
Mayara Fior Oliveira
O faux raccord e a montagem discursiva: O que é faux raccord?
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.41
Eliane Gordeeff, João Paulo Queiroz
O Imaginarium Diegético na Animação e no Cinema: a representação de momentos de sonho, memória, devaneio e psicadelia no Audiovisual.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.42
Sérgio Bordalo e Sá
O mar e os pescadores ou a ténue fronteira entre a realidade e a ficção no cinema de Leitão de Barros.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.43
Denise Costa Lopes
O transcinema de Lúcia Murat. Memórias dos anos 70 por meio da imersão e da coautoria com o espectador
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.44
Daniel Brandão, Pedro Mota Teixeira, António Ferreira, Paulo Korpys
O valor documental do quotidiano: uma leitura histórica.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.45
António Costa
One film, three visions.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.46
Marín Ramos Rubén
Pautas y restricciones en el cine de no ficción contemporáneo.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.47
Deirdre O’Toole
Plot vs Emplotment - Testing the narrative concepts of aesthetics and authenticity in the documentary short Far Away Land.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.48
Rafael de Souza Barbosa
Questões metanarrativas no documentário de arquivo: o ato de extrair a natureza do material pelas imagens
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.49
Maria do Céu Martins Monteiro Marques
Representações da Cultura Oriental e Ocidental em Amor e Dedinhos de Pé.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.50
Fernando Moreno Suárez
Roma y Netflix: ganando premios y rompiendo reglas.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.51
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
Second person narrative in War Documentaries.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.52
Amanda Mansur Custódio Nogueira
Suspensão narrativa e fluxo temporal. A experiência musical em Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.53
Edmundo Cordeiro
The elevator scene in ‘Horse Money’: the sound-image.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.54
Manuel Bernardo Cabral
Uma possível leitura do universo fordiano em “O Homem que Matou Liberty Valance”.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.55
Luís Proença
Voices of Justice in Non-Fiction Films and in Christianity.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.56
Luciana de Almeida Pereira Jordão
Walter White/Heisenberg: construção da personagem em Breaking Bad.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.57

Chapter III _ Cinema - Communication

Mônica Mourão
A verdade da direita: a produção audiovisual de memória sobre a ditadura de 1964.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.58
Luiz Carlos de Sá Campos
Cinema e Educação na construção da identidade: a partir dos discursos do cotidiano escolar.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.59
Teresa Maia e Carmo
Do cinema à análise do discurso dos media.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.60
José Estevão Favaro
Entretenimento: o crescimento da mídia cinema no Brasil.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.61
Maria Zozaya-Montes, Nicola Schiavottiello
Heritales 2017 - Beyond the academia. Re-thinking Heritage trough cinema and others art forms.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.62
Moghadaseh Rouhi Ardeshiri
Menswear, a fashion trend for women in the 1970s (How sociopolitical events of the 1970’s result in the projection of menswear for women in the movie Annie Hall)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.63
Paulo Korpys, Pedro Mota Teixeira, Daniel Brandão, António Ferreira
O Gif animado de reação e o processo de descontextualização.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.64
Marco Sironi, Nicolò Ceccarelli
Prison Views: Rethinking the Moving Image in the era of transmedia communication.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.65
Carlos Pantaleón Panaro
Un recorrido real por la Viena del filme El Tercer Hombre.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.66

Chapter IV _ Cinema - Technology

Francisco Malta, Fernando Rodrigues, Renan Oliveira
Bandersnatch: o mundo virtual e a realidade na interatividade do cinema.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.67
Sónia de Almeida Ferreira, Sara Santos, Pedro Manuel do Espírito Santo
Bohemian Rhapsody: efeitos da atribuição de prémios cinematográficos no envolvimento no Facebook.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.68
João Ribeiro, Vítor Quelhas
Criação de narrativa num cartaz através de animação.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.69
Juan José Domínguez López
La problemática de los códecs en la edición y la distribución del audiovisual.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.70
Ana Perfeito, Bruno Mendes Silva
Moda Vestra - um espetáculo de cinema ao vivo sobre o Algarve.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.71
Wilson Oliveira Filho , Gabriel Linhares Falcão, Francisco Malta, Márcia Cristina da Silva Sousa
O escuro tem sua casa: O retorno à sala de exibição como resposta as novas tecnologias de imersão.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.72
Luis Fernando Medina Cardona
The Amphibian Filmmaker: A new evolutionary species In the time of the Post-truth.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.73
Kurtuluş Özgen
The impact of drones in documentary filmmaking: Renaissance of aerial shot.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.74
José Miguel Dos Santos Silva, Vítor Quelhas
Uma Lide de Cartazes.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.75

Chapter V _ Guests

José da Silva Ribeiro
De maio 68 a abril de 1969 imaginários de revoluções no cinema.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.76
Alfonso Palazón Meseguer, Juan Manuel Díaz
El silencio de los recuerdos: de la imagen doméstica a la imagen documental.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.77
Gloria Gómez-Escalonilla
Hablando de cine, el papel de las revistas cinematográficas.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.78
Bruno Mendes da Silva, Mirian Tavares, Rui António, Susana Costa, Paula Monteiro, António Araujo
Insights about an interactive film installation.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.84
Anabela Dinis Branco de Oliveira
Manoel de Oliveira: a inevitabilidade da memória
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.79
Régis Frota Araújo
O Abismo e o Cinema moderno: Não seria só o apocalipse quem poderia nos libertar?
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.85
Narce Dalia Ruiz Guzmán, Nuria Lloret Romero, António Costa Valente
Plataformas de creación colaborativa en el audiovisual.
PDF (Spanish) HTML (Spanish)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.80
Fernanda Sousa Oliveira, José da Silva Ribeiro
Retrato falado, Criminoso e Cinema.
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.81
Maria Eugénia Pereira
Sophia de Mello Breyner de Andresen na poesia de cinema de João César Monteiro
PDF (Portuguese) HTML (Portuguese)
DOI: https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.82