AVANCA | CINEMA 2019
AVANCA | CINEMA 2019

Revista online com 85 comunicações e livro impresso com 807 páginas com um total de 117 comunicações (ISSN: 2184-0520) de vários autores de diversos pontos do mundo, que refletem a Conferência Internacional AVANCA | CINEMA 2019 e reúnem comunicações científicas à volta do cinema.

Capítulo I _ Cinema – Arte

Miriams de Oliveira Gonçalves
17-22
A cidade e a paisagem urbana como personagem de cinema a visão de uma urbanista e cinéfila aprendiz
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.1
PDF HTML
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
23-30
A composição de imaginários assombrosos pelo sonoro único proposto nos filmes de animação de Fernando Cortizo
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.2
PDF HTML
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
31-38
A delineação e concretização dos conteúdos imagéticos em The Death of an Owl (2012) e No Green No Blue (2012) de Marta Alvim através de um sonoro de autor
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.3
PDF HTML
António Cardoso
39-43
Arte interativa: quem é o autor e onde está o espectador?
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.4
PDF HTML
Frederico Dinis
44-50
Articulação sonora e visual em performances intermédia site-specific
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.5
PDF HTML
Maria Fátima Nunes, Carlos Miguel Rodrigues
51-58
Cinema e pintura em diálogo
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.6
PDF HTML
Glaucia Davino, Victor Henrique Cruz Russo
59-67
Crítica ou conversa? Youtubers e a crítica cinematográfica contemporânea.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.7
PDF HTML
Cláudia Marisa
68-73
Dançamos? A construção do par dançante.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.8
PDF HTML
Jackie Calderwood, Rachael Till, Vytautas Vasiliauskas
74-84
Developing a Co-Creative Methodology of Narrative Artwork Production for the BEACONING Platform Metagame.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.9
PDF (English) HTML (English)
Abigail Davies
85-93
Developing new Deaf screenwriting talent.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.10
PDF (English) HTML (English)
Mariano García Plaza, Marisa Víctor Crespo, Jesús Ramé López
94-98
Educar la mirada: Un proyecto de creación audiovisual para sujetos no productivos.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.11
PDF (Español (España)) HTML (English)
Jesús Ramé López
99-107
La estética modal como herramienta de análisis cinematográfico.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.12
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Ludmila Constantino da Silva Queirós, Paulo Bernardino Bastos
108-114
"Na ombreira da porta”: Intersecções para a construção poética de música visual.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.13
PDF HTML
Cibele Saque
115-123
Na perspetiva do movimento cinematográfico: ‘Desenhando uma linha de paisagem’.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.14
PDF HTML
Mayara Fior Oliveira
124-131
Narrativa e discurso através da “Montagem” fotográfica.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.15
PDF HTML
José Pedro Regatão
132-137
O Fascínio do Cinema na Arte Pública: entre a Ficção e a Realidade.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.16
PDF HTML
Cristianne de Sá , Paulo Bernardino Bastos
138-144
O meu corpo em perceção: uma relação com a câmara e com o ato de ser fotografada.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.17
PDF HTML
Mariana Ramos e Silva, Vítor Quelhas
145-150
Revivalismo dos Cartazes de Cinema de 1946–1951.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.18
PDF HTML
Alexandra Canaveira de Campos
151-160
Show and/or tell: what is the role of historical dance in period cinema? And what memory of the history of dance are we left with?
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.19
PDF (English) HTML (English)
Nélia Lúcia Fonseca
161-164
Sobre Educação, Arte e Vídeoarte: rupturas, resiliência e práticas de ensino/aprendizagem na sala de aula.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.20
PDF HTML
Paulo Alexandre e Castro
165-168
The end of cinema as we know it.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.21
PDF (English) HTML (English)
Rita Vilhena
169-174
Turning Backs - O espectador está presente?
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.22
PDF HTML

Capítulo II _ Cinema - Cinema

Francisco Malta
176-181
A criação do personagem cinebiográfico para o cinema: os desafios do roteirista para criar ou recriar.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.23
PDF HTML
Josep Torelló Oliver, Jaume Duran Castells
182-188
Análisis práctico de la obra de Pere Portabella (1967-1976): la subversión de la Manera de Representación Institucional a través de la música
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.83
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Gilmar Santana
189-197
Cinema documental contemporâneo, técnica e sociedade: Implicações sociológicas e culturais.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.24
PDF HTML
José Francisco Serafim, Natália Ramos
198-204
Cinema documentário, memória, política e exílio. Vivências no feminino.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.25
PDF HTML
Denise Machado Cardoso, Alessandro Ricardo Pinto Campos
205-209
Cinema Juvenil e Produção Audiovisual em Melgaço do Marajó: Experiências Compartilhadas.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.26
PDF HTML
Michelle Sales
210-214
Cinema negro português.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.27
PDF HTML
Marta Fiolić
215-221
Cinematizing agenda – visualizing change
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.28
PDF (English) HTML (English)
Bárbara Caffarel Rodríguez
222-226
Del sistema de Stanislavski al método Strasberg: aproximación teórica, análisis y críticas a ambos sistemas.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.29
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Oscar Canalís Hernández
227-236
El Cine y la Villa Malaparte de Capri.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.30
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Nuno Tudela
237-243
Escrita de argumento com atores: uma prática experimental em análise.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.31
PDF HTML
Juan Francisco Celín Robalino
244-254
Estudo das funções narrativas e estilísticas de sombras e sons nos filmes de influência expressionista O anjo azul e M – o vampiro de Düsseldorf.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.32
PDF HTML
Sandra Straccialano Coelho
255-263
Experiências migrantes no documentário Latino Americano em 1a. pessoa: algumas abordagens metodológicas.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.33
PDF HTML
Alessandro Ricardo Pinto Campos
264-269
"Faz um filme com a gente, pra gente mostrar para os parentes”: A cultura do povo Ka’apor acionada pelo cinema.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.34
PDF HTML
Fausto Cruchinho
270-273
Fora de campo e Campo sonoro em Cinema
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.35
PDF HTML
Pedro Afonso, José Alberto Pinheiro
274-280
Fritz Lang: o Mundo pelo monóculo do Modernismo.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.36
PDF HTML
Javier Venturi
281-287
La retórica rusófoba y anglófoba del régimen franquista en las películas Murió hace quince años, Rapsodia de sangre, y La mujer que vino del mar.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.37
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Elis Crokidakis Castro, Luís Antônio Monteiro Campos
288-294
No cinema de Woody Allen os sujeitos pós-modernos com suas neuroses nas cidades de Nova York, Barcelona e Paris.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.38
PDF HTML
José Duarte
295-300
O caminho da contemplação: para Além da Estrada, de Charly Braun
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.39
PDF HTML
Veronica Miranda Damasceno
301-307
O cristal em decomposição em Morte em Veneza de Luchino Visconti.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.40
PDF HTML
Mayara Fior Oliveira
308-317
O faux raccord e a montagem discursiva: O que é faux raccord?
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.41
PDF HTML
Eliane Gordeeff, João Paulo Queiroz
318-328
O Imaginarium Diegético na Animação e no Cinema: a representação de momentos de sonho, memória, devaneio e psicadelia no Audiovisual.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.42
PDF HTML
Sérgio Bordalo e Sá
329-332
O mar e os pescadores ou a ténue fronteira entre a realidade e a ficção no cinema de Leitão de Barros.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.43
PDF HTML
Denise Costa Lopes
333-338
O transcinema de Lúcia Murat. Memórias dos anos 70 por meio da imersão e da coautoria com o espectador
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.44
PDF HTML
Daniel Brandão, Pedro Mota Teixeira, António Ferreira, Paulo Korpys
339-345
O valor documental do quotidiano: uma leitura histórica.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.45
PDF HTML
António Costa
346-350
One film, three visions.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.46
PDF HTML
Marín Ramos Rubén
351-357
Pautas y restricciones en el cine de no ficción contemporáneo.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.47
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Deirdre O’Toole
358-367
Plot vs Emplotment - Testing the narrative concepts of aesthetics and authenticity in the documentary short Far Away Land.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.48
PDF (English) HTML (English)
Rafael de Souza Barbosa
368-378
Questões metanarrativas no documentário de arquivo: o ato de extrair a natureza do material pelas imagens
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.49
PDF HTML
Maria do Céu Martins Monteiro Marques
379-384
Representações da Cultura Oriental e Ocidental em Amor e Dedinhos de Pé.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.50
PDF HTML
Fernando Moreno Suárez
385-390
Roma y Netflix: ganando premios y rompiendo reglas.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.51
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
391-394
Second person narrative in War Documentaries.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.52
PDF (English) HTML (English)
Amanda Mansur Custódio Nogueira
395-402
Suspensão narrativa e fluxo temporal. A experiência musical em Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.53
PDF HTML
Edmundo Cordeiro
403-407
The elevator scene in ‘Horse Money’: the sound-image.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.54
PDF (English) HTML (English)
Manuel Bernardo Cabral
408-414
Uma possível leitura do universo fordiano em “O Homem que Matou Liberty Valance”.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.55
PDF HTML
Luís Proença
415-422
Voices of Justice in Non-Fiction Films and in Christianity.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.56
PDF (English) HTML (English)
Luciana de Almeida Pereira Jordão
423-430
Walter White/Heisenberg: construção da personagem em Breaking Bad.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.57
PDF HTML

Capítulo III _ Cinema - Comunicação

Mônica Mourão
432-440
A verdade da direita: a produção audiovisual de memória sobre a ditadura de 1964.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.58
PDF HTML
Luiz Carlos de Sá Campos
441-447
Cinema e Educação na construção da identidade: a partir dos discursos do cotidiano escolar.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.59
PDF HTML
Teresa Maia e Carmo
448-454
Do cinema à análise do discurso dos media.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.60
PDF HTML
José Estevão Favaro
455-460
Entretenimento: o crescimento da mídia cinema no Brasil.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.61
PDF HTML
Maria Zozaya-Montes, Nicola Schiavottiello
461-472
Heritales 2017 - Beyond the academia. Re-thinking Heritage trough cinema and others art forms.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.62
PDF (English) HTML (English)
Moghadaseh Rouhi Ardeshiri
473-479
Menswear, a fashion trend for women in the 1970s (How sociopolitical events of the 1970’s result in the projection of menswear for women in the movie Annie Hall)
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.63
PDF (English) HTML (English)
Paulo Korpys, Pedro Mota Teixeira, Daniel Brandão, António Ferreira
480-487
O Gif animado de reação e o processo de descontextualização.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.64
PDF HTML
Marco Sironi, Nicolò Ceccarelli
488-494
Prison Views: Rethinking the Moving Image in the era of transmedia communication.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.65
PDF (English) HTML (English)
Carlos Pantaleón Panaro
495-509
Un recorrido real por la Viena del filme El Tercer Hombre.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.66
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))

Capítulo IV _ Cinema - Tecnologia

Francisco Malta, Fernando Rodrigues, Renan Oliveira
511-514
Bandersnatch: o mundo virtual e a realidade na interatividade do cinema.: Bandersnatch: o mundo virtual e a realidade na interatividade do cinema.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.67
PDF HTML
Sónia de Almeida Ferreira, Sara Santos, Pedro Manuel do Espírito Santo
515-519
Bohemian Rhapsody: efeitos da atribuição de prémios cinematográficos no envolvimento no Facebook.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.68
PDF HTML
João Ribeiro, Vítor Quelhas
520-526
Criação de narrativa num cartaz através de animação.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.69
PDF HTML
Juan José Domínguez López
527-532
La problemática de los códecs en la edición y la distribución del audiovisual.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.70
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Ana Perfeito, Bruno Mendes Silva
533-540
Moda Vestra - um espetáculo de cinema ao vivo sobre o Algarve.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.71
PDF HTML
Wilson Oliveira Filho , Gabriel Linhares Falcão, Francisco Malta, Márcia Cristina da Silva Sousa
541-546
O escuro tem sua casa: O retorno à sala de exibição como resposta as novas tecnologias de imersão.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.72
PDF HTML
Luis Fernando Medina Cardona
547-554
The Amphibian Filmmaker: A new evolutionary species In the time of the Post-truth.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.73
PDF (English) HTML (English)
Kurtuluş Özgen
555-559
The impact of drones in documentary filmmaking: Renaissance of aerial shot.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.74
PDF (English) HTML (English)
José Miguel Dos Santos Silva, Vítor Quelhas
560-568
Uma Lide de Cartazes.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.75
PDF HTML

Capítulo V _ Convidados

José da Silva Ribeiro
570-576
De maio 68 a abril de 1969 imaginários de revoluções no cinema.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.76
PDF HTML
Alfonso Palazón Meseguer, Juan Manuel Díaz
577-580
El silencio de los recuerdos: de la imagen doméstica a la imagen documental.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.77
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Gloria Gómez-Escalonilla
581-588
Hablando de cine, el papel de las revistas cinematográficas.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.78
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Bruno Mendes da Silva, Mirian Tavares, Rui António, Susana Costa, Paula Monteiro, António Araujo
589-594
Insights about an interactive film installation.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.84
PDF (English) HTML (English)
Anabela Dinis Branco de Oliveira
595-599
Manoel de Oliveira: a inevitabilidade da memória
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.79
PDF HTML
Régis Frota Araújo
600-605
O Abismo e o Cinema moderno: Não seria só o apocalipse quem poderia nos libertar?
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.85
PDF HTML
Narce Dalia Ruiz Guzmán, Nuria Lloret Romero, António Costa Valente
606-612
Plataformas de creación colaborativa en el audiovisual.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.80
PDF (Español (España)) HTML (Español (España))
Fernanda Sousa Oliveira, José da Silva Ribeiro
613-619
Retrato falado, Criminoso e Cinema.
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.81
PDF HTML
Maria Eugénia Pereira
620-628
Sophia de Mello Breyner de Andresen na poesia de cinema de João César Monteiro
https://doi.org/10.37390/ac.v0i0.82
PDF HTML