AVANCA | CINEMA 2021

AVANCA | CINEMA 2021

AVANCA | CINEMA 2021

N.º 12 (2021)

Revista online com 149 comunicações e livro impresso com 1190 páginas com um total de 150 comunicações (ISSN: 2184-0520) de vários autores de diversos pontos do mundo, que refletem a Conferência Internacional AVANCA | CINEMA 2021 e reúnem comunicações científicas à volta do cinema.

Publicado em October 30, 2021

Capítulo I _ Cinema – Arte

Pilar Pérez, Selma Pereira, Adérito Fernandes-Marcos
A performance académica como ritual de criação e ativismo na era pós-digital
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a209
Manuel João de Carvalho Coutinho
Adapting Hunter S. Thompson’s Writing to Cinema: Despicable Characters and (apparent) Lack of Purpose
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a211
María Vanesa Román Jaime
Animation as a globalizing agent
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a208
Sónia Carvalho, Paulo Bernardino Bastos
“Arquétipo(grafia) obscura do feminino”, 2020. Performance instalativa multimedia com a colaboração da artista/performer Sol Casal (Br) e a participação da Cantadeira Sara Grenha, na Galeria Ana Lama, (25/10/2020), Lisboa
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a212
Manuel Rodríguez Vargas
La Historia del Arte y las Series de TV
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a213
Yudan Wang, Xiao Ling Shao
Aural and Visual Imagery in the Multimedia Music Performance
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a215
Pavel Prokopic
Chance Semiotics: The Value and Application of Contingency in Cinema Art Practice
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a216
Miguel Ángel Rivas Romero
Cinema and its relationship with merchandising at the beginning of the 21st century
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a217
Cláudia Marisa
Dancing Lady: Serei uma Estrela
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a218
Cheong Kin Man, Yipei Lee
Decentralizing art making: Commentaries on curating online artist residency “Flaneur in the Insular Cities”
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a219
Rita Vilhena
Emancipação no processo criativo autobiográfico
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a220
J. Oriol Lopez-Plana
EU Horizon 2020 programme: promoting user centric co-creative projects
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a221
Marta Contreras-Pérez
Female Portrait of Exile and Identity construction: A Case Study of Marjane Satrapi’s Persepolis
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a222
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
Ian (2018): uma curta-metragem em que cidadania e responsabilidade ética e moral são explicadas aos mais jovens por meio do forte impacto das imagens e dos sons propostos
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a223
Hugo Canossa, Rosimária Rocha
Imagem e memória – uma reflexão sobre processo criativo na memória de curto prazo
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a224
Daniel Augusto de Matos Assunção
Imagens do trabalho doméstico no cinema brasileiro: um inventário de ficções entre 1958-2019
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a225
Silvane Maltaca, Sandra Fischer
Inspirar, criar e compartilhar: convergências do processo de criação em Agnès Varda
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a226
André Francisco
A paisagem enquanto elemento narrativo em Liverpool (2008) de Lisandro Alonso
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a227
Antoine Boilleau
Lens revealing power in Antonioni’s Blow-Up
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a228
Olga María Rodríguez Bolufé, Yalicel Gabeira Londres
Let the stones speak. Havana’s urban ruins in the eyes of Cuban visual artists and filmmakers
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a229
Elisenda Díaz Garcés
Manon de Boer looks at the arts: The performative body through repetition
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a230
Alex Beigui, Thales Lopes
Metodologias da audiodescrição na recepção de filmes por pessoas com deficiência visual: um estudo de caso
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a231
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
“O Crime do Padre Amaro”: o drama que se descobre nas narrativas de Eça de Queiroz (1875), Carlos Coelho da Silva (2005) e Paula Rego (1997-1999)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a232
Fernanda Nardy Bellicieri, Andrea Modugno, Massimo Pini, Claudio Garofalo, Hania Cecília Pilan
PJ Allsteam e o processo de transculturalização criativa
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a233
Juan Carlos Robles Florido
Prelude: The sleeping song of the Gran Teatro Cervantes de Tangier
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a234
Angelita Bogado, Lina Cirino
Recôncavo da Bahia, o cinema em ponto de ebulição.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a235
Hugo Paquete, Adérito Fernandes-Marcos, Paulo Bernardino Bastos
Relações entre o pós-digital e o complexo industrial do capitalismo: reformulações sobre a tecnologia como ideologia e lixo digital na arte
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a236
Luís Santo Vaz
Escrita de Argumentos e Teatro Pós-dramático – Contradições e Oportunidades
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a237
Nuno Sousa, Sérgio Eliseu
Animação artística estilizada para Realidade Virtual - limites entre o virtual e o físico
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a238
Ana Císcar Cebriá
The act of seeing with no eyes: a videographic project about visuality as an instrument of power
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a239
Marcos Jiménez González
The aesthetic fascination of the negative character. From expressionist monsters to Breaking Bad
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a240
Fabiana de Barros Monteiro Soares, Thelma Panerai Alves
The Artist and the Art in ‘O Guarani’, by José de Alencar, an adaptation by Pedro Pernambuco
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a241
Alexandra Tomás, Paulo Bernardino Bastos
A aura da performance na condição cinematográfica
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a242
Pollyanna Rosa Ribeiro, Luciana Alves Rodrigues
Os elementos da narrativa fílmica “A menina que roubava livros” (2013)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a243
Chan Ka Lok Sobel
The limitless Possibility of Combination: Filmic Lego Poetics of Storytelling and Structure in Global Film Scriptwriting and Duration
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a244
Matías López Iglesias
The main character of Ibero-American cinema in the hypermodern model
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a245
Patricia Perez de Moraes Nepomuceno, Mauricio Silva Gino
A folia dos Mascarados: uma reflexão sobre cultura e imagem nas metáforas visuais presentes na animação O Menino e o Mundo
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a246
Orlando José Dantas Lopes, Paulo Fernando de Almeida Souza
A reunião: um diálogo entre a arte e o design para gestão e criação de um produto audiovisual em meio a pandemia de COVID-19 Orlando José Dantas Lopes
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a247
Tatiane De Oliveira Elias
O poder da videoarte e do cinema negros na arte contemporânea
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a248
Yi Chen
The Refrains of Memory: Bi Gan’s Long Day’s Journey into Night
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a249
Patricia Perez de Moraes Nepomuceno, Mauricio Silva Gino
A relação entre imagem e som na construção do espaço sonoro da animação O menino e o mundo
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a250
Juan Manuel Ruiz Prieto
Time Travel, Audiovisual Narratives and TV Fiction: The Bootstrap Paradox in BBC’s Doctor Who
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a251
Monica Rodrigues Klemz, Doris Kosminsky, Elianne Ivo Barroso
Cartografias violadas. Representações estéticas e políticas na construção do Museu de um Mundo Estilhaçado
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a252
Edmilson Forte Miranda Júnior
O que você quer ser quando crescer: Afrofuturismo no curta-metragem Bluesman
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a253

Capítulo II _ Cinema - Cinema

Ersan Ocak
A Critical Inquiry on Data Visualization Based Interactive Documentary: “The Fallen of World War II” as an example
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a254
Hossein Mashali, Leila Montazeri
A Study of Sound Aesthetics in Screenplays of Asghar Farhadi Based on Michel Chion’s Theories
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a255
Cheong Kin Man
Advocating world cinema’s multipolorization
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a256
Abbas mohammadi
Aesthetics of camera movement in Afghan cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a257
Abbas mohammadi
Aesthetics of Symbolism and Semiotics in Afghan Cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a258
Mattia Ronconi, Jorge Brandão Pereira, Paula Tavares
Animação como Estratégia Documental do Graffiti Writing. Representação e Reconstrução de Memorias
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a259
José Duarte
Arquivo e Paisagem: Sobre Cinema e Espanto
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a260
Marcela Andrea Negro
Biopic: the incorporation of the author’s work as a narrative resource
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a261
Bárbara Caffarel- Rodríguez
Broadway representation through the cinema: Stage door (1932) and Birdman (or the Unexpected Virtue of Ignorance) (2014)
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a262
Martina Forconi Baraldi
Chet Baker, from the stage to the big screen. Comparative analysis of the documentary films Let’s Get Lost (1988) and Born to be Blue (2015)
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a263
Rui Manuel Martins de Sousa Torres
Cinema como Potência na Política Externa de Portugal
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a264
Fernanda Aguiar Carneiro Martins
Sinfonias Urbanas: Utopia e Semiose Documentária
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a265
Rubén Marín Ramos
Confined Cinema. The spatial limitation in non-fiction cinema
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a266
Isabel Orestes Silveira, Cleusa Kazue Sakamoto
Processos de construção e desconstrução no filme ‘The Wall’ (1982) - Análise interpretativa nas perspectivas Semiótica e Psicanalítica
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a267
Mariana Lemos Schwartz
Pontos de convergência entre os filmes No Mesmo Tom e Sing Street e a British New Wave
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a268
Manoela Veloso Passos, Maria Beatriz Colucci
Análise crítica de experiência com cineclube com estudantes de 7 a 10 anos
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a269
José Januário Guedes Pires
Dictator, o que dita – entre a ideologia do pensamento único e a diversidade da falha. De Marcel Duchamp a Samuel Beckett, passando por Charlie Chaplin e Buster Keaton
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a270
Francisco-Julián Martínez-Cano
Digital innovations in cinematographic practice at the early 21st century: the case of The Mandalorian
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a271
M. Ángeles López Izquierdo
Experimental Animated Engraving: Technical Creation and Aesthetic Simulation
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a272
Arthur Felipe de Oliveira Fiel, Patrícia Cardoso D’Abreu
Animação experimental e conscientização sobre o novo coronavírus. A potencialidade da imagem opaca audiovisual para o público infantil
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a273
Tiago Luís Minau Ramos
Expressar a Interioridade: Os Diários Filmados de Jonas Mekas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a274
Cristina Batista Lopes
A censura ao cinema em Portugal. Filmes proibidos e cortados pela Comissão de Censura (1945-1952)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a275
Quentin Mur
Folds, Cracks, splits of the Subject. Otto e mezzo or the discovery of an authenticity of cinema
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a276
Regina Glória Andrade , José Francisco Serafim, Sandra Straccialano Coelho
Fragmentos da autoria feminina no cinema brasileiro: considerações sobre o cinema de carla Civelli (1921-1977)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a277
Jailan Mahmoud Sharaf
Health Knowledge, Awareness & Social Stigma as Reflected in Egyptian Drama - HIV/AIDS as Paradigm
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a278
Ramsés Albertoni Barbosa
A história, a literatura e o cinema: um poeta neoclássico enredado no redemoinho de uma metaficção historiográfica
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a279
Nikbanoo Ardalan
Homebound Documentaries: A Reflection upon the Significance of Self-reflexive Cinema in the Digital Age
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a280
Paulo Filipe Monteiro
A hibridez do biopic
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a281
Marcello Zeppi
Italian Identities – Stories and Memories of the Community
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a282
Alexandre Wahrhaftig
“Lavra-dor”, filme-poema: a relação entre cinema e poesia a partir da repetição
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a283
Pilar Orero
Leading accessible cinema across Europe
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a284
Alexia Silva da Silveira Araujo, Monica Stein
Representatividade LGBT em curta-metragem animado
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a285
Dulce María Núñez Oseguera
Magueyes (1962) by Rubén Gámez. Mexican experimental cinema as a violent and inexhaustible resource of memory
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a286
Gregorio Galvão de Albuquerque
Cordilheira de amoras II e o extracampo imaginário social no exercicio da fotografia do invisivel
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a287
Sheida Sheikhha
Narcissism and Universality: The Cinema of Xavier Dolan
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a288
Daniel Brandi do Couto
Apontamentos sobre a construção de personagens em narrativas documentais
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a289
Paulina Stephani Hernández Ríos, Jean-Pierre Marcos
«Pain and Glory», Pedro Almodovar and how not to repeat ourselves
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a290
Marcos De Bona de Carvalho
Filosofia e psicologia na obra de Charlie Kaufman
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a291
Nare Leone Ter-Gabrielyan
Pictorial Elements of Composition: Mosaic of Perspectives Towards Frontality in Sergei Parajanov’s “The Colour of Pomegranates”
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a292
Cheong Kin Man
(Re-)nostalgização: o cinema de Macau enquanto construção da identidade
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a293
Francisco Ricardo Silveira
A Auto-Objectificação na Videografia de Phoebe Bridgers
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a294
Francisco Malta, Wilson Oliveira, Renan Oliveira, Matheus Moita, Thiago Malvar, Stella Nemer
Silêncio e ação: a reinvenção da linguagem no cinema pós-pandemia
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a295
Henrique Muga
O Espaço no Cinema de João César Monteiro
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a296
Mauricio Mario Monteiro, Ricardo Tsutomu Matsuzawa
Jornada nas Estrelas: feminismo e identidade no caso de Nyota Uhura
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a297
Oscar Canalís Hernández
Structure, Geometry And Method In Peter Greenaway's The Draughtsman’s Contract. The 4 Dimensions In The Cinematic “Canvas”
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a298
Tiago Silva, Marta Madureira, Filipe Lopes
Estudos sobre a potencialidade do design de som em filmes de animação - O impacto e a influência do som na realização de uma curta de animação
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a299
Ivana Denise Grehs
Símbolos, religiosidade e pertencimento. Diálogos entre história do Brasil e da África em três documentários
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a300
Marise Berta de Souza, Bruna Lorrane de Castro Morais , Diana de Oliveira Souza Reis
O “Selfie” na tela: Práticas de autorrepresentação no documentário brasileiro contemporâneo
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a301
Juan Pablo López Rincón
The classic Theories of editing for the cinema and its impact on Video Games’s narrative
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a302
Filipe Freitas Chaves , Luiz Roberto Pinto Nazario
O found footage do filme O Homem Urso, de Werner Herzog
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a303
Luiz Nazario
A porta do céu: milagre ou fraude?
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a304
Diana Martinez Muñoz, Melissa de Raaf
The Non-Existent Documentary Nor Fiction
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a305
Abbas mohammadi
The place of literature adaptation in Afghan cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a306
Adriana Navarro Alvarez
The professionalization of animated short film in Spain. Current situation
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a307
Paulo Alexandre e Castro
O homem subterrâneo: Platão, Dostoiévski e Parasitas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a308
Saša Miletić
The Whistleblower Film – Is it a Genre and Why Does it Matter?
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a309
Cátia Candido da Silva , Waleska Karinne Soares Coutinho Souto , Fabrícia Teixeira Borges
Toc Toc – uma reflexão sobre o papel da alteridade no acabamento estético de si
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a310
Verônica Valério Santos
A Transpessoalidade na Escola: novas abordagens subjetivas da Pedagogia do Cinema
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a311
Ana Catarina Pereira
Quando a arte é política: Cinema, feminismo e análise
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a312
Yuying Song
Why do I live here? - Documentary essay on Chinese immigration in Spain
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a313
Maryam Khaleghipour, Azam Ravadrad
Why We Don’t Go to the Cinema: A Qualitative Study in Iran
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a314
Patrícia Cardoso D’Abreu , Flavia Leiroz
Mulheres e narrativa audiovisual brasileira: reconfigurações a partir de marcos temporais
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a315

Capítulo III _ Cinema - Comunicação

Eliane Gordeeff
Um Duplo Olhar Sobre As Imagens Animada e Filmada
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a316
José Estevão Favaro
Análise e correlação do filme The Rewrite com metodologias ativas de ensino
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a317
Lara Lima Satler
O vídeo de Atila Iamarino no YouTube e o documentário original Netflix. O dilema das redes
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a318
Teresa Gouveia, Ana Oliveira
Storytelling audiovisual: práticas de consumo de estudantes do ensino superior
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a319
Flóra Simon da Silva
Entre o documento e a ficção: a construção do medo ficcional em fragmentos visuais
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a320
Eduarda Cantaluppi, Glaucia Eneida Davino
Fora do Grid: o lado digital da série Drive to Survive
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a321
Ana Sedeño-Valdellós
Body on screen: Visuality of dance practices in media during the pandemic
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a322
Gabrielle Cristiane Fulcherberguer
Cinema e Comunicação Política – A Ante-Sala do Golpe Militar de 1964
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a323
Sebastian Chisaba Rojas
Contribution of written publications to the dissemination and development of cinema: The Cahiers du Cinéma (1951-1959)
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a324
Gabriela Santos Alves, Rosane Vasconcelos Zanotti, Thiago Scarpat Mozer
Diálogos entre o videoclipe publicitário e a gentrificação do queer
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a325
José Antonio Martinuzzo, Janaina Frechiani Lara Leite
A digitalidade, a vivência pelas telas, a economia da atenção e o mercado do olhar
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a326
José Luis Albelda Raga, Lorena Rodríguez Mattalía
Evolution of dystopian models in contemporary film narratives. An ecosocial perspective
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a327
Matías López Iglesias
Game of Thrones, The non-canon of the Hays Code’s
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a328
Sílvia R. B. Pinto , Bruna Banon
Questões de género desconstruídas a partir de fragmentos de animação
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a329
Zoe Latham, Linda Ward
How might we simulate a riverside experience through virtual collaboration?
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a330
Nuno Medeiros
Padrões de Encarnação Mediática e Circularidade Textual entre Livro e Filme na Edição: o caso da editora Romano Torres
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a331
Andres Mauricio Villalba Cruz
Pedagogical uses of the media, approach to a transmedia education
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a332
María Gabriela Pabón Hernández
The audiovisual mobilizing object: YouTube, Colombia National Strike 2019
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a333
Ricardo Ferreira de Almeida, Ana Branca Carvalho
O caso Bruno de Carvalho: elementos para uma análise crítica da produção noticiosa
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a334
Carlos Mauricio Gomez
The capitalist view and the neoliberal conflict of society through the Brazilian documentary ‘Ilha das Flores’
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a335
María del Mar Ogea Pozo
The translation of Watchmen: a job for superheroes?
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a336
Catarina Calvinho Gil
História Trágica com Final Feliz: Criação de uma Experiência Feminista na Animação
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a337
Elis Crokidakis Castro , Luis Antonio Campos Monteiro
As mulheres nas produções cinematográficas: uma abordagem psicológica das personagens femininas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a338

Capítulo IV _ Cinema - Tecnologia

Luis Fernando Medina Cardona, Julián David Sandoval Ospina
Between language frames: seriality and variation in computer-coded film. A case study with a code-generated abstract film
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a339
Marta Brescia-Zapata
Culture meets immersive environments: a new media landscape across Europe
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a340
Fábio Jabur de Noronha
Montagem eletrônica: a forma vídeo-cinema não-formalista de algoritmo
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a341
Ana Carolina Fiuza
Ex Machina e Her: géneros de narrativa e narrativas de género
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a342
Marcello Ferreira, Bárbara Cleto, Luís Leite
Da Animação Performativa à Produção Cinematográfica
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a343
Sofia Figueiredo
Cinema interativo - videojogos: uma abordagem possível?
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a344
Luciano Marafon
Interatividade e pós-mídia: a coexistência entre tecnologia e narrativas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a345
Tugay Arat
New Media and Technological Transformation
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a346
Petra Dominkova
Phenomenology of a Projection Booth
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a347
Sivakumar Ramachandran
Sensory technology for measuring engaged viewership of broadcast television content
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a348
Vitor Amaro Lacerda, Maurício Silva Gino
O Planetário, para além das estrelas: Desenvolvimento histórico das projeções audiovisuais para telas hemisféricas.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a360
Estella Oncins , Anna Matamala
Training professionals to improve media accessibility
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a350
Maurício Silva Gino, Vitor Amaro Lacerda , Kayke Quadros Carvalho
Transposição de conteúdo fulldome para mídia plana motivado por medidas sanitárias decorrentes da pandemia de COVID-19
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a351

Capítulo V _ Convidados

Regis Frota Araújo
Ciclo Bíblico e Hollywood: O Cristianismo do Novo e Velho Testamentos, interpretação a partir de uma visão do Cinema Eurocêntrico
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a353
Narce Dalia Ruiz Guzmán
Revolução Colaborativa
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a354
Patrícia Dourado, Mirian Tavares
Dimensões do roteiro em tempo real: Antônio um dois três de Leonardo Mouramateus
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a355
Javier Segundo Olarte Triana
From screenwriting to montage, evidence to understand the evolution of audiovisual narratives
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a356
Regis Frota Araújo
O caso dos Novelistas Norte-Americanos do século XX e a atração pelo Cinema
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a357
Manuel Bernardo Cabral, António Costa Valente
The Searchers: Aristoteles Revisited
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a358
Marc Rigaudis, Max Musau
The Team Using Video Games To Help Fight Climate Change
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021.a359