AVANCA | CINEMA 2019

AVANCA | CINEMA 2019

AVANCA | CINEMA 2019

N.º 10 (2019)

Revista online com 85 comunicações e livro impresso com 807 páginas com um total de 117 comunicações (ISSN: 2184-0520) de vários autores de diversos pontos do mundo, que refletem a Conferência Internacional AVANCA | CINEMA 2019 e reúnem comunicações científicas à volta do cinema.

Publicado em October 14, 2019

Capítulo I _ Cinema – Arte

Miriams de Oliveira Gonçalves
17-22
A cidade e a paisagem urbana como personagem de cinema a visão de uma urbanista e cinéfila aprendiz
PDF HTML
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
23-30
A composição de imaginários assombrosos pelo sonoro único proposto nos filmes de animação de Fernando Cortizo
PDF HTML
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
31-38
A delineação e concretização dos conteúdos imagéticos em The Death of an Owl (2012) e No Green No Blue (2012) de Marta Alvim através de um sonoro de autor
PDF HTML
António Cardoso
39-43
Arte interativa: quem é o autor e onde está o espectador?
PDF HTML
Frederico Dinis
44-50
Articulação sonora e visual em performances intermédia site-specific
PDF HTML
Maria Fátima Nunes, Carlos Miguel Rodrigues
51-58
Cinema e pintura em diálogo
PDF HTML
Glaucia Davino, Victor Henrique Cruz Russo
59-67
Crítica ou conversa? Youtubers e a crítica cinematográfica contemporânea.
PDF HTML
Cláudia Marisa
68-73
Dançamos? A construção do par dançante.
PDF HTML
Jackie Calderwood, Rachael Till, Vytautas Vasiliauskas
74-84
Developing a Co-Creative Methodology of Narrative Artwork Production for the BEACONING Platform Metagame.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Abigail Davies
85-93
Developing new Deaf screenwriting talent.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Mariano García Plaza, Marisa Víctor Crespo, Jesús Ramé López
94-98
Educar la mirada: Un proyecto de creación audiovisual para sujetos no productivos.
PDF (Espanhol) HTML (Inglês)
Jesús Ramé López
99-107
La estética modal como herramienta de análisis cinematográfico.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Ludmila Constantino da Silva Queirós, Paulo Bernardino Bastos
108-114
"Na ombreira da porta”: Intersecções para a construção poética de música visual.
PDF HTML
Cibele Saque
115-123
Na perspetiva do movimento cinematográfico: ‘Desenhando uma linha de paisagem’.
PDF HTML
Mayara Fior Oliveira
124-131
Narrativa e discurso através da “Montagem” fotográfica.
PDF HTML
José Pedro Regatão
132-137
O Fascínio do Cinema na Arte Pública: entre a Ficção e a Realidade.
PDF HTML
Cristianne de Sá , Paulo Bernardino Bastos
138-144
O meu corpo em perceção: uma relação com a câmara e com o ato de ser fotografada.
PDF HTML
Mariana Ramos e Silva, Vítor Quelhas
145-150
Revivalismo dos Cartazes de Cinema de 1946–1951.
PDF HTML
Alexandra Canaveira de Campos
151-160
Show and/or tell: what is the role of historical dance in period cinema? And what memory of the history of dance are we left with?
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Nélia Lúcia Fonseca
161-164
Sobre Educação, Arte e Vídeoarte: rupturas, resiliência e práticas de ensino/aprendizagem na sala de aula.
PDF HTML
Paulo Alexandre e Castro
165-168
The end of cinema as we know it.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Rita Vilhena
169-174
Turning Backs - O espectador está presente?
PDF HTML

Capítulo II _ Cinema - Cinema

Francisco Malta
176-181
A criação do personagem cinebiográfico para o cinema: os desafios do roteirista para criar ou recriar.
PDF HTML
Josep Torelló Oliver, Jaume Duran Castells
182-188
Análisis práctico de la obra de Pere Portabella (1967-1976): la subversión de la Manera de Representación Institucional a través de la música
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Gilmar Santana
189-197
Cinema documental contemporâneo, técnica e sociedade: Implicações sociológicas e culturais.
PDF HTML
José Francisco Serafim, Natália Ramos
198-204
Cinema documentário, memória, política e exílio. Vivências no feminino.
PDF HTML
Denise Machado Cardoso, Alessandro Ricardo Pinto Campos
205-209
Cinema Juvenil e Produção Audiovisual em Melgaço do Marajó: Experiências Compartilhadas.
PDF HTML
Michelle Sales
210-214
Cinema negro português.
PDF HTML
Marta Fiolić
215-221
Cinematizing agenda – visualizing change
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Bárbara Caffarel Rodríguez
222-226
Del sistema de Stanislavski al método Strasberg: aproximación teórica, análisis y críticas a ambos sistemas.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Oscar Canalís Hernández
227-236
El Cine y la Villa Malaparte de Capri.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Nuno Tudela
237-243
Escrita de argumento com atores: uma prática experimental em análise.
PDF HTML
Juan Francisco Celín Robalino
244-254
Estudo das funções narrativas e estilísticas de sombras e sons nos filmes de influência expressionista O anjo azul e M – o vampiro de Düsseldorf.
PDF HTML
Sandra Straccialano Coelho
255-263
Experiências migrantes no documentário Latino Americano em 1a. pessoa: algumas abordagens metodológicas.
PDF HTML
Alessandro Ricardo Pinto Campos
264-269
"Faz um filme com a gente, pra gente mostrar para os parentes”: A cultura do povo Ka’apor acionada pelo cinema.
PDF HTML
Fausto Cruchinho
270-273
Fora de campo e Campo sonoro em Cinema
PDF HTML
Pedro Afonso, José Alberto Pinheiro
274-280
Fritz Lang: o Mundo pelo monóculo do Modernismo.
PDF HTML
Javier Venturi
281-287
La retórica rusófoba y anglófoba del régimen franquista en las películas Murió hace quince años, Rapsodia de sangre, y La mujer que vino del mar.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Elis Crokidakis Castro, Luís Antônio Monteiro Campos
288-294
No cinema de Woody Allen os sujeitos pós-modernos com suas neuroses nas cidades de Nova York, Barcelona e Paris.
PDF HTML
José Duarte
295-300
O caminho da contemplação: para Além da Estrada, de Charly Braun
PDF HTML
Veronica Miranda Damasceno
301-307
O cristal em decomposição em Morte em Veneza de Luchino Visconti.
PDF HTML
Mayara Fior Oliveira
308-317
O faux raccord e a montagem discursiva: O que é faux raccord?
PDF HTML
Eliane Gordeeff, João Paulo Queiroz
318-328
O Imaginarium Diegético na Animação e no Cinema: a representação de momentos de sonho, memória, devaneio e psicadelia no Audiovisual.
PDF HTML
Sérgio Bordalo e Sá
329-332
O mar e os pescadores ou a ténue fronteira entre a realidade e a ficção no cinema de Leitão de Barros.
PDF HTML
Denise Costa Lopes
333-338
O transcinema de Lúcia Murat. Memórias dos anos 70 por meio da imersão e da coautoria com o espectador
PDF HTML
Daniel Brandão, Pedro Mota Teixeira, António Ferreira, Paulo Korpys
339-345
O valor documental do quotidiano: uma leitura histórica.
PDF HTML
António Costa
346-350
One film, three visions.
PDF HTML
Marín Ramos Rubén
351-357
Pautas y restricciones en el cine de no ficción contemporáneo.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Deirdre O’Toole
358-367
Plot vs Emplotment - Testing the narrative concepts of aesthetics and authenticity in the documentary short Far Away Land.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Rafael de Souza Barbosa
368-378
Questões metanarrativas no documentário de arquivo: o ato de extrair a natureza do material pelas imagens
PDF HTML
Maria do Céu Martins Monteiro Marques
379-384
Representações da Cultura Oriental e Ocidental em Amor e Dedinhos de Pé.
PDF HTML
Fernando Moreno Suárez
385-390
Roma y Netflix: ganando premios y rompiendo reglas.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
391-394
Second person narrative in War Documentaries.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Amanda Mansur Custódio Nogueira
395-402
Suspensão narrativa e fluxo temporal. A experiência musical em Tatuagem (2013), de Hilton Lacerda.
PDF HTML
Edmundo Cordeiro
403-407
The elevator scene in ‘Horse Money’: the sound-image.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Manuel Bernardo Cabral
408-414
Uma possível leitura do universo fordiano em “O Homem que Matou Liberty Valance”.
PDF HTML
Luís Proença
415-422
Voices of Justice in Non-Fiction Films and in Christianity.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Luciana de Almeida Pereira Jordão
423-430
Walter White/Heisenberg: construção da personagem em Breaking Bad.
PDF HTML

Capítulo V _ Convidados

José da Silva Ribeiro
570-576
De maio 68 a abril de 1969 imaginários de revoluções no cinema.
PDF HTML
Alfonso Palazón Meseguer, Juan Manuel Díaz
577-580
El silencio de los recuerdos: de la imagen doméstica a la imagen documental.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Gloria Gómez-Escalonilla
581-588
Hablando de cine, el papel de las revistas cinematográficas.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Bruno Mendes da Silva, Mirian Tavares, Rui António, Susana Costa, Paula Monteiro, António Araujo
589-594
Insights about an interactive film installation.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
Anabela Dinis Branco de Oliveira
595-599
Manoel de Oliveira: a inevitabilidade da memória
PDF HTML
Régis Frota Araújo
600-605
O Abismo e o Cinema moderno: Não seria só o apocalipse quem poderia nos libertar?
PDF HTML
Narce Dalia Ruiz Guzmán, Nuria Lloret Romero, António Costa Valente
606-612
Plataformas de creación colaborativa en el audiovisual.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
Fernanda Sousa Oliveira, José da Silva Ribeiro
613-619
Retrato falado, Criminoso e Cinema.
PDF HTML
Maria Eugénia Pereira
620-628
Sophia de Mello Breyner de Andresen na poesia de cinema de João César Monteiro
PDF HTML