AVANCA | CINEMA 2023

AVANCA | CINEMA 2023

AVANCA | CINEMA 2023

N.º 14 (2023)

Revista online com 84 comunicações e livro impresso com 646 páginas com um total de 86 comunicações (ISSN: 2184-0520) de vários autores de diversos pontos do mundo, que refletem a Conferência Internacional AVANCA | CINEMA 2023 e reúnem comunicações científicas à volta do cinema.

Publicado em October 30, 2023

Capítulo I _ Cinema – Arte

Rui Filipe Antunes, Carlos Nicolau Antunes
Uma perspectiva cinematográfica sobre a caminhada Imemorial - Passos no Cativeiro
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a470
Sílvia Pinto Coelho
Coreografia e Cinema #1: a partir do trabalho coreográfico de Cathy Weis
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a471
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
Um Cine-concerto projeto de comunidade: Heróis do Mar (1949; 2022) de Fernando Garcia, revisitado por Portovedo, Martins e Sampaio
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a472
Leonardo de Castro Soutelo, Débora Emanuelle Nascimento Lomba
Cinema e cotidiano: Passeios e diálogos estéticos
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a473
Allyson Glenn
Dimension in Sound: A Multimedia Collaboration Experiment
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a474
Cláudia Marisa
Para quem os passos que damos?
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a475
Scheilla Franca de Souza, Jorge Cardoso Filho
Em Travessias com Sued Nunes e Safira Moreira: metáforas audiovisuais, cantos e contos de redistribuição estético-política
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a476
Alex Beigui
Medeia: itinerâncias do mito em diferentes contextos enunciativos
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a477
Rita Vilhena
Memórias, um espaço que desafia a História – memórias biográficas nas peças de Joana Craveiro e o Teatro do Vestido
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a478
Carlos Pantaleón Panaro
Metáforas y símbolos arquetípicos del espacio doméstico. Su recreación en el filme Rear Window
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a479
Francisco Silveira
A Cinematografia do Passageiro a Motor: Experiências do Súbito na Literatura
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a480
Karen Acioly, Cristina Rego Monteiro da Luz
Pílulas de ópera para crianças – minidocumentários para a sensibilização de pais e professores
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a481
Eugen Dediu
Performative Cinema and Its Techniques
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a482
Eliane Gordeeff
O Duplo Caminho do Cinema Entre a Ficção Real e a Fantástica
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a483
Carla Patrícia Oliveira de Souza
Os Cenários Assombrados de Amorteamo (2015) no olhar da Semiótica da Cultura
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a484
Marcia Mansur
The montage of “Cine Rabeca”: music, memory and ethnography in an expanded cinema experience.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a485
Tiago Luís Minau Ramos
A Representação da Palavra em Tabu: A Story of the South Seas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a486
Wilson Oliveira Filho, Diana Seelaender, Mariana Lucas de Almeida Fernandes
O estatuto da produção de imagens em cinema e arte através da inteligência artificial
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a487
Fábio Jabur de Noronha
Videoarte sem videoarte: a materialidade das condições de produção no Brasil dos anos 1990
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a488
Nicoleta Călina, Cristiana Călina
When cinema draws its inspiration from literature: Marcello Mastroianni and his literary characters’ embodiment
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a489
Camilo Cavalcante
Why do flowers die? - A música brasileira e ango-saxônica no tríptico As Mil e Uma Noites (2015), de Miguel Gomes
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a490
Sophia Bahia, Mônica Stein
Curta Animado Windows - Concepção, Desenvolvimento Visual E Direção De Arte
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a491

Capítulo II _ Cinema - Cinema

Diana Marques, Ana Rita Martins
“A house as old as this”: Domestic Horror in Del Toro’s Crimson Peak
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a492
Abbas MOHAMMADI
Aesthetics of Color in Afghan cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a493
Karine Chevalie
De Jafar Panahi à Panah Panahi: camouflage en Iran, entre résistance et résilience
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a494
Katia M. L. Mendonça
Czeslaw Milosz: Entre o Testemunho e a Profecia
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a495
Miguel García Victoria
Canon doble sobre Casablanca: Reencuentros y despedidas. De Asignatura pendiente a Volver a empezar de José Luis Garci
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a496
José Quinta Ferreira
Do início do Cinema em Portugal à construção do modelo de produção no período do cinema mudo da indústria cinematográfica no Norte de Portugal
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a497
Amin Mokhtari, Farzad Khoshnoodan
In-depth analysis of challenges facing the movie industry in the pandemic era and its competition with VOD platforms
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a498
Walmir Pavam, Miriam de Oliveira Gonçalves
O habitar à margem: visões cinematográficas contemporâneas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a499
Elahe Saberi
Modern narrative structure in animated short films: a tool to increase suspense
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a500
Teresa Nunes
Poéticas da Reprodução: o espaço doméstico em Mother!, de Darren Aronofsky
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a501
Edmundo Cordeiro
Cinema português e saúde mental: Clínica e estética — uma proposta de investigação
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a502
Inês Xará, Filipe Lopes
Som, Corpo e Emoção no Cinema
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a503
Alejandra del Barrio Cabello
El documental true crime español en las plataformas digitales (2016-2021): evolución y rasgos característicos
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a504
Elahe Saberi
The Impact of Non-linear Narrative Structures on Better Character Development in Animated-short Movies
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a505
João Pedro Fernandes, Filipe Lopes
A influência da estatística na estruturação dos modos participativo e expositivo
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a506
Fernando Moreno Suárez
El cine mexicano al final de la pandemia: Industria, nuevos hábitos de consumo, recortes presupuestales y políticas culturales
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a507
Maroua Médini
Le renouveau du cinéma indépendant Tunisien “Dachra” du réalisateur Abdelhamid Bouchnak
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a508
Caio Chaves Faria
The Sheik (1921), de George Melford: Uma fantasia oriental e racialidade
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a509
Mariana Schwartz, Alfredo Taunay
Texturas visíveis em A Vida Invisível: uma análise da direção de arte
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a510
José Francisco Serafim, Regina Gloria Andrade, Maria Natália Ramos, Maria Conceição Ramos
Vozes e Narrativas no Documentário Casa en Tierra Ajena
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a511
Gordana Smudja
Western Myth
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a512
André Francisco
“Your choices are only as good as your options are”: o small-town noir em Little Woods (2018)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a513

Capítulo III _ Cinema - Comunicação

Maria Teresa Mattos de Moraes, Mariana Cordeiro de Souza, Bruna Sampaio Negrão Guimarães
Festivais audiovisuais como espaços de formação dentro das Universidade Públicas do Brasil - um estudo de caso do Festival ComuniCurtas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a514
Sílvia R. B. Pinto
O cinema como recurso para a desconstrução das práticas pedagógicas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a515
Sebastian Chisaba Rojas, Tatiana Sofia Lozano Brochero
Cine a la escuela: Acercamiento a un modelo para el fortalecimiento de la educación y alfabetización audiovisual
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a516
Éverton de Moraes Kozenieski
Cinema, Teoria das Representações e a Produção do Espaço
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a517
Chiara Gunella
Collaborative Filmmaking as a Tool for Decolonising Cinema. The Faire-Part Case Study
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a518
Pedro Gandolla, Ana Paula Dantas Passos
ENCINE: uma prova de conceito de política pública para o audiovisual
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a519
Teresa Maia e Carmo
Literacia fílmica com estudantes de multimédia no ensino superior: um estudo de caso
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a520
Ricardo Braga Silva, José Alberto Rodrigues, Ivan Roberto Gouveia
Da conceção à implementação: Como a ‘Mostra Cinema Sem Conflitos’ inspirou a mudança nas escolas Açorianas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a521
Márcio Ribeiro
Da literatura à graphic novel e à linguagem cinematográfica: a transmidialidade em Deuses Americanos, de Neil Gaiman
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a522
Pilar Orero, Sarah McDonagh
Green Film Production for All
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a523
Gregorio Galvão de Albuquerque
“É você?”: a criação para si e para os outros
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a524
Monica Rodrigues Klemz
Videoclipe oficial da Copa do Mundo do Catar - uma montagem cartográfica
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a525
Hugo Paquete
OOO Sound Art and Technology as Speculative Realism
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a526
José Alejandro López Pérez
Aguas ultrajadas: resistencia indígena a la minería y su visibilización documental
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a527
Vahid Rajabi, Afsaneh Nazeri, Samira Khodabakhshi
Perspectives of Intertextuality in Cinema, with Special References to the Work of Kristeva, Barthes, and Jenny: A Comparative Study
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a528
Carol-Anne BAUDE
La connexité de l’architecture et du cinéma : Analyser et développer les relations de réciprocité.
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a529
Chan Ka Lok Sobel
The Dynamic Aesthetics, Locality and Dehybrid Style of Hong Kong Cinema facing the Recovery of Post-Pandemic Period.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a530
Moqadassa SARWARI, Abbas MOHAMMADI
The effect of cinema on human social behavior
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a531
Isac dos Santos Pereira, Maria Ignes Carlos Magno
Os Monstros Que Me Assustam, os Assombros Que Me Alimentam: o Insólito e a Experiência do Maratonar Pelas Crianças e Jovens
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a532
Noni Geiger, Marcos Martins
A imagem em movimento numa escola de design
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a533
Mara João Cortesão
O espaço cénico como metáfora do ciclo de vida: análise do filme Carrossel
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a534
Ivaldo Moreira, Paulo Bernardino Bastos
A linguagem sonora como qualidade narrativa no produto audiovisual
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a535
Francisco Malta, Thiago Barboza
TRUE CRIME: Era uma vez um crime
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a536

Capítulo IV _ Cinema - Tecnologia

Elia Ramírez Barroso
Accesibilidad y audiodescripción para el público infantil: propuesta de guion audiodescriptivo del corto Cachorro
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a537
Alexandre Carvalho
Realidade Virtual Cinematográfica: métodos de captação de atenção num ambiente 360°
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a538
Mário Mesquita
Flaneur: the film of the architecture of public space
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a539
Francisco-Julián Martínez-Cano
Metaverse film. The rising of immersive audiovisual through disrupting traditional moving image and its conventions
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a540
Manuel Flurin Hendry, Norbert Kottmann, Valentin Karl Huber, Michael Schaerer, Christian Iseli
Simulate This! Virtual Production and Cinematic Education with cineDESK
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a541
Tony Costa
A Imagem no mundo digital: As implicações no ensino
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a542
Pedro Henrique Costa Reis, Mônica Stein
O uso do 3D como uma ferramenta de auxílio na criação de um curta-metragem de animação 2D
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a543
Cyril Lepot
Understanding the empirical process of animating to open up the field of stop motion analog simulation
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a544
Sofia Figueiredo, Catarina Carneiro de Sousa
Videogames as Interactive Cinema - New Perspectives
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a545

Capítulo V _ Convidados

Narce Dalia Ruiz Guzmán
La industria del cine para adultos lidera los cambios tecnológicos del quehacer cinematográfico hacia la Inteligencia Artificial
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a546
Yen-Jung Chang, Hsin-Chien Huang, Yuting Hsueh
ASOMROF: A Transmedia Project of Sci-Fi Content Inspied by the Local Ethnic History for Technology Art Works
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a547
José da Silva Ribeiro, Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues
Entre olhares e fazeres autobiográficos: uma experimentação coletiva em audiovisual
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a548
Ana Luíza Leite Silva, Larissa Duarte Santana Farias, Marcelo Tannure, João Victor Boechat Gomide
Cleo e Leo: Rigging de Personagens Quadrúpedes para Série de Animação 3D
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a549
Lardyanne Pimentel Guimarães, António Costa Valente
Narrativas interativas: Webdocumentário um género audiovisual
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a550
Rosimária Sapucaia , Mirian Tavares
Live cinema e o seu potencial como recurso para as aulas online
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a551
Petra Dominkova
Melodrama noir: Beyond the Forest and Leave Her To Heaven
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a552
Anabela Dinis Branco de Oliveira
Van Gogh e o Cinema: palavras, obsessões e texturas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a554