AVANCA | CINEMA 2020

AVANCA | CINEMA 2020

AVANCA | CINEMA 2020

N.º 11 (2020)

Revista online com 110 comunicações e livro impresso com 911 páginas com um total de 109 comunicações (ISSN: 2184-0520) de vários autores de diversos pontos do mundo, que refletem a Conferência Internacional AVANCA | CINEMA 2020 e reúnem comunicações científicas à volta do cinema.

Publicado em October 30, 2020

Capítulo I _ Cinema – Arte

Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
A construção de diferentes imaginários pelo sonoro de Maurice Ravel e as imagens de Tom Scott: o caso particular da Suite Ma mère l’Oye.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a94
Irina Parreira, Michele Santos, Maria João Pereira Neto
Análise da moda feminina nas décadas de 70 e 80, do século XX, baseada nos cartazes de cinema
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a95
Mário Afonso, Paulo Bernardino Bastos
Arquivo e Práticas Contemporâneas
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a96
Mariana Beatriz Marques Fernandes
Big Eyes: Vida e Obra de Margaret Keane Pelos Olhos de Tim Burton
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a98
Marcello Zeppi
Cinema and landscape, Italian heritage and widespread museum
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a99
Manuel Siabato
Concepts et réalités du cinéma 360°
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a100
Isabel Cristina Fontão, Mônica Stein
Construção de personagens femininos e universos transmídia – um método para a criação do case “Medusas” na franquia The Rotfather
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a101
Sónia Carvalho, Paulo Bernardino Bastos, Rui Alexandre Rosa Grincho Serra
Corpo Transpessoal: O contributo espiritual da Performance para a construção pictórica.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a102
Cláudia Marisa
Dançar para encontrar a felicidade.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a103
Noni Geiger
Discourse, Figure, d’après Lyotard.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a104
Fernando Augusto Silva Lopes, Tiago Vieira da Silva
Documentário: imaginário colonial de Minas Gerais
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a105
Erika Rodrigo Benedicto
El tratamiento del amor lésbico en "Carne apaleada" (Inés Palou 1975/Javier Aguirre, 1978), adaptación cinematográfica de la Transición política española.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a106
Sandra Regina Nunes Chaves
Histórias Fotografadas.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a107
Beáta Fenyvesi
“Images of the Secret Self”: The Idea of the Non-Human in German Expressionist and Early American Horror Cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a108
Sérgio Eliseu, Maria Manuela Lopes, Gilberto Reis, Marta Noronha
Kurika - uma instalação interactiva de realidade mista e arte em realidade virtual.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a109
Manuel Rodríguez Vargas
La pintura bajo el signo del Biopic
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a110
Jesus Ramé López, Caterina Cucinotta
Las ciudades fílmicas de Lisbon Story y Caro diario: construcciones íntimas de espacios públicos
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a111
Paloma Cristina Lima dos Santos, Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho
Leitmotiv original para o curta-metragem Vivi Lobo e o Quarto Mágico (2019): Um exercício composicional.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a112
Filomena Antunes Sobral, Cláudia Figueiredo Simões
Metamorfoses – Um projeto de videoarte e fotografia.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a113
Maria João Cortesão, Sophia Pitanga
O negro no Brasil a partir do filme BLUESMAN: a construção da identidade através da ‘gramática’ cinematográfica.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a114
Paulo Avelino de Souza Costa
O outro emudecido
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a115
Raquel de Araujo Roble
O significado da cor azul no filme Bleu de Kieslowski.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a116
Elena Galea Pozo
Perspectiva comparada de una poética visual mística. La tradición a través de Paradjanov y Val del Omar.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a117
Cecília Nazaré de Lima
Por que a escolha da Quinta Sinfonia de Beethoven como símbolo dos aliados na Segunda Guerra Mundial?
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a118
Pedro Bessa, Mariana Assunção Quintes dos Santos
Presença e morte: o carácter efémero das artes do corpo.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a119
Hugo Paquete, Adérito Fernandes-Marcos, Paulo Bernardino Bastos
Radiação Obscura: Fluxos energéticos sonificados no limiar da experiência sonora.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a120
Hemilly Nascimento, Mônica Stein
Regência arquetípica feminina: Método de construção de personagem
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a121
Pedro Alves da Veiga
Speciesism | Ageism | Racism
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a122
Cíntia Mariza do Amaral Moreira , Ana Carolina de Gouvêa Dantas Motta, Mário Elian, Thaís Yamamoto, Antônio Frederico Moreira Lasalvia
Técnica de fabricação de adobe em oficina artesanal a partir de vídeo documental: um exemplo em Portugal e outro no Brasil
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a123
Helena Maria da Silva Santana, Maria do Rosário da Silva Santana
“The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” de William Joyce e Brandon Oldenburg: quando o som se mostra dominante na construção de uma narrativa de texto e imagens.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a124
Hugo Paquete
Velocidade terminal: Tempo chronoscopico dos corpor obritais na composição sonora e musical.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a125
Filomena Antunes Sobral, Daniela Morgado Oliveira
Vídeo experimental e autorretrato
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a126
Sumaira Majeed, Noor Ul Ain Lashari
Woman the Natural Nurturer: An Ecofeminist Study of Niki Caro’s The Whale Rider.
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a127

Capítulo II _ Cinema - Cinema

Ivana Denise Grehs
A imagem da memória da escravidão como pano de fundo no documentário “A Última Abolição”.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a128
Fabio Belotte
A materialidade da memória na animação não ficcional
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a129
Daniela de Castro Pastore, Elis Crokidakis Castro, Ivana Denise Grehs
A representação da realidade através da arte cinematográfica na construção de Bacurau
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a130
Lauren Molyneux-Dixon
Adapting Complex Time: Story of Your Life (1998) and Arrival (2016)
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a131
Filipe Freitas Chaves
Adrian Cowell e a Amazônia Brasileira
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a132
Abbas Mohammadi
Aesthetics of the presence of women in Afghan cinema
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a133
Juan Francisco Celín Robalino
Análise comparativo da sombra com a fotografia, o corpo, o duplo e o arquétipo sombra
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a134
Bárbara Caffarel
Análisis del proceso creativo en el documental Looking for Richard: aproximación a las bases de la construcción de los personajes Shakesperianos desde el sistema Stanislavki y el método Strasberg
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a135
Pâmela Peregrino, Edileuza Penha de Souza
Candomblé e Cinema de Animação: Estratégias de resistência e territorialidade
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a136
Filipe Lopes, Pedro M. Afonso
Cinema Sem Imagem: um caso de estudo de geração imagética
PDF
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a137
Felipe Muanis, Mariana Schwartz
Convenções na direção de arte cinematográfica: um olhar sobre a ficção científica
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a138
Leonardo da Silva Souza
Corta! A diáspora da imaginação cinematográfica e a heterogênese entre técnica, estética e política
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a139
Miriam de Oliveira Gonçalves
Debates sobre gentrificação através do cinema documental.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a140
Dulce María Núñez Oseguera
El cine experimental mexicano como herramienta de enunciación crítica a partir de la colaboración artística entre Juan Rulfo y Rubén Gámez en La fórmula secreta (1965)
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a141
Edileuza Penha de Souza, Marcus Vinicius Mesquita
Encontros, Festivais e Mostras - caminhos para construção do cinema negro brasileiro
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a142
José Duarte
Entre a ficção e a realidade: o carnaval segundo Edgar Pêra
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a143
Gilmar Santana
Entre oceanos e conhecimentos – o cinema documental na universidade
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a144
Rafael Nogueira Costa, Robson Loureiro
Estética freiriana no filme “O amigo do rei”, de André D`Elia: notas para se pensar um cinema crítico e libertador
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a145
Alfredo Taunay Colins, Morgana Gama de Lima
Etnografia de tela e semiopragmática: um diálogo entre metodologias de análise fílmica.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a146
Hugo Nogueira Neto, Sandra Regina Nunes Chaves
Faroeste brasileiro: a boi, a bala e a bíblia.
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a147
Fabiana Wielewicki, Guy Amado
Ficção e fricção: imagens da Amazónia no cinema internacional
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a148
Regina Glória Andrade, Jose Francisco Serafim, Sandra Straccialano Coelho
Fragmentos da autoria feminina no cinema brasileiro: considerações sobre o cinema de Gilda de Abreu (1904 - 1979)
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a149
Eva Vitija, Annette Brütsch, Christian Iseli
GADGETS, PHONES AND DRONES Multi-Perspective Documentary Storytelling
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a150
Sigmund Trageton
In the pursuit of the authentic cinema. A comparative study of two films about the 22. July 2011 terrorist attack in Norway
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a151
Laís Bravo Serra
Interseções entre Cinema e Pintura em Maria Antonieta de Sofia Coppola
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a152
Severiano Casalderrey Conde
La “Nouvelle Vague Francesa” en la sombra
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a153
Rubén Marín Ramos
La configuración archivística en el cine de no ficción contemporáneo
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a154
Ángela Sáenz-Herrero, Juan Pedro Rica-Peromingo
La evolución del español a través del doblaje en España.
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a155
Pollyanna Rosa Ribeiro, Keyla Andrea Santiago Oliveira
Naiá e a Lua (2010): lendas indígenas sob os holofotes da narrativa
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a156
Sérgio Bordalo e Sá
O Anjo Azul: do fim do Expressionismo à influência da Paramount – um filme de Josef von Sternberg
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a157
Edileuza Penha de Souza
“O caso do homem errado” – o cinema como instrumento de denúncias do genocídio da população negra
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a158
Pedro Portugal
O Oxímoro
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a159
Catarina Xavier
O tabu no discurso cinemático: tradição, funções e reflexões
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a160
Pedro Miguel Jorge Réquio
O Western - Mito e propaganda
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a161
Marcos De Bona de Carvalho
Os personagens de Charlie Kaufman e os ‘não personagens’ de Eduardo Coutinho
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a162
André Mendonça, Edileuza Penha de Souza
Percepções do clássico Alma no Olho e o cinema negro de Zózimo Bulbul
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a163
Andréa Almeida de Moura Estevão
Pesquisa Estética e Materialidade fílmica no documentário musical: Música e Imagem Tecendo Fevereiros
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a164
João Pinto, Teresa Cardoso, Ana Isabel Soares
PNC e Redes Sociais: um estudo em torno de desafios e oportunidades na web social
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a165
Ana Luiza Cavalcanti Fatorelli Carneiro, Luiz Roberto Pinto Nazario
Roteiro coletivo: a ideia do cinema neorrealista
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a166
Francisco Malta, Fernando Rodrigues, Renan Oliveira, Thiago Malvar, Matheus Moita, Wilson Oliveira
Trânsitos narrativos que o cinema imersivo em 360 permite ao telespectador em Toy Story 4
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a167
Francisco-Julián Martínez-Cano
Volumetric filmmaking, new mediums and formats for digital audiovisual storytelling
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a168

Capítulo III _ Cinema - Comunicação

Sónia de Almeida Ferreira, Sara Santos, Pedro Manuel do Espírito Santo
A perceção dos indivíduos sobre um vídeo publicitário
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a169
Cristiano Costa Pereira; Juliana de Castro Chaves
A racionalidade do desenho animando mais assistido no cinema, processos educacionais e a pseudoformação
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a170
Paria Rahimi, Somayyeh Chaychi
A Visual Rhetorical Analysis of Narges Abyar’s 2013 Film Track 143 (Shiyar 143)
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a171
Álvaro Cairrão
Análise sobre os novos e os tradicionais consumos de cinema - o perfil dos jovens universitários portugueses
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a172
Priscila de Oliveira, Sandra Regina Nunes Chaves
Cinema e ensino tecnológico
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a173
Helena Tude
Design & cinema: A timeline of graphic design in film
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a174
Imran Aslan, Sedat Şi̇mşe
Ethical Evaluation of the Use of Women in Advertisements
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a175
Mariana Bento Lopes, José Alberto Rodrigues
Inclusão e Acessibilidade no Cinema para Surdos: proposta de Festival de Cinema Surdo Português
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a176
Cheong Kin Man
Le rôle des médias culturels subalternes chez les peuples indigènes du monde sinophone : analyse sémantique, enjeux et traductions
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a177
Lúcia Maria Pereira Bravo
Mídia Out of Home, pós-massividade e convergência: reflexões sobre a democratização e da descolonização da comunicação no brasil do século XXI
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a178
José Antonio Martinuzzo , Rosane Vasconcelos Zanotti
O filme publicitário e as audiovisualidades da diversidade e da inclusão nas estratégias de comunicação organizacional
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a179
Paola Cristhina Stumpf Rodrigues , Rui Raposo
O potencial do storytelling em curtas-metragens de terror por meio do uso de efeitos especiais digitais
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a180
Filipe Pereira
The documentary film as a tool for the ethnography of performance
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a181
Fuad Halwani
The Trickster in Serialized Television: An Anti-hero of Postmodern Mythologies
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a182
Claudio Fontan, Denise Azevedo Duarte Guimarães
“THIS IS AMERICA”: Um Videoclipe estético e ativista social
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a183
Cheong Kin Man
Une identité réinterprétée : Notes sur un vieux documentaire et recherche autour de l’identité macanaise
PDF (Francês) HTML (Francês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a184
Taher Abdel-Ghani
Using Bernard Tschumi's Manhattan Transcripts as a Cinematic Pedagogical Tool in Architecture Schools in Egypt
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a185

Capítulo IV _ Cinema - Tecnologia

Steve Whitford
Ambisonic-centred location sound recording - reinvigorating the Observational Documentary genre?
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a186
Tugay Arat, Sedat Şi̇mşe
Development of Internet Television Broadcasting and Satisfaction in Internet Broadcasting
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a187
Andreia Machado Oliveira, Matheus Moreno dos Santos Camargo, Luyanda Zindela
Monumentos Virtuais: projeto audiovisual colaborativo para formato fulldome
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a188
Wilson Oliveira Filho, Gabriel Linhares Falcão, Francisco Malta
O movimento das coisas: Jodie Mack e as animações experimentais em looping
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a189
João Pedro Ribeiro, Miguel Carvalhais, Pedro Cardoso
Sound in the Mise-en-jeu: Conveying Meaning through Videogames’ Mediated Space
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a190
Richard O’Sullivan
Standing Ground: the index in the landscape of the digital
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a191
Bruna G. Malta Victal Teodoro, Glaucia E. Davino
Tempos de streaming. Implicações na produção audiovisual no Brasil
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a192
Mª Alexandra Cardoso
The Influence of Science Fiction in Healthcare Technology
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a193

Capítulo V _ Convidados

Alice Fátima Martins
Dona Maria faz filmes
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a194
João Fragoso e Castro, Paulo Bernardino Bastos, Heitor Alvelos
Emotions on pictures in motion
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a195
Rodolfo Gomes Pereira, Lídia Oliveira, Ana Carla Amaro
Enquadrando o Rural – A busca de narrativas na construção de um documentário sobre o lugar dos Amiais, Portugal
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a196
Regis Frota
Entre Macacos e Anjos (2019), a utopia do 17º filme brasileiro
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a197
Kajingulu Somwe Mubenga
Film Subtitling: A New Research Genre in Africa
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a198
Igor Abrahão Arantes, Bernardo Giorni Abijaude Bracarense, Samuel Marinho Leidner, Humberto de Campos Rezende, João Victor Boechat Gomide
Fluxo de trabalho para uma animação com render em tempo real
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a199
Regis Frota
O Acossado e o cinema moderno da desmistificação godardiana
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a200
Patrícia Dourado, Cecília Salles, Mirian Tavares
Práticas de roteiro: conceitos revisitados
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a201
Nazlı Eda Noyan
The Destiny of a “Baby” Industry: Turkish Animation
PDF (Inglês) HTML (Inglês)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a202
José da Silva Ribeiro
Um Percurso pelo Cinema e pela Escola
PDF HTML
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a203
Javier Venturi
Visiones utópicas y distópicas en las películas. La voz de la luna y Tiempo después
PDF (Espanhol) HTML (Espanhol)
DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2020.a204